Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 145      18 de janeiro de 2007


Olho no Olho

Milícias tomam conta das comunidades carentes do Rio de Janeiro

 

Kadu Cayres

imagem olho no olho

Atualmente, comunidades de baixa-renda da cidade do Rio de Janeiro estão sendo invadidas e dominadas por milícias – grupo de policiais que tomam conta desses locais de forma autoritária e arbitrária.

Segundo moradores, as milícias invadem, retiram o tráfico de drogas e se impõem de maneira semelhante, na base do terror, da cobrança ilícita de impostos e até da expulsão de moradores apenas pelo de fato de serem parentes ou, simplesmente, amigos de marginais. Para muitos a única vantagem nisso tudo é a proibição do tráfico.

Para discutir a questão, o Olhar Virtual convidou o Decano do departamento de Antropologia do Museu Nacional (MN/UFRJ), professor Gilberto Velho, e Pedro Paulo Bicalho, professor do Instituto de Psicologia e ex-tenente da Polícia Militar.

 

 

 

Gilberto Velho
Decano do departamento de Antropologia do MN

“Em primeiro lugar, é óbvio que sou contra qualquer utilização da força física fora da lei e do controle do estado. Por outro lado, é preciso deixar claro que o fenômeno das milícias apenas pôde ocorrer devido ao vazio deixado pelo poder público, com sua incompetência e falta de determinação em enfrentar os problemas vividos pela população em geral, particularmente as mais pobres. Quanto a esta (população pobre), é preciso saber até que ponto, de fato, ela rejeita as milícias. Há indícios de que exista certa variação nas diferentes comunidades como, por exemplo, a de Rio das Pedras, na Zona Oeste, onde se instaurou um sistema de auto-defesa, por iniciativa de seus moradores, que incluíam policiais e bombeiros, da ativa e aposentados. Assim, na origem, o fenômeno é diferente da ação das facções criminosas originais. Trata-se de um problema bem mais complexo do que parece.

A meu ver, a única maneira de enfrentar essa situação, é a implementação de ações efetivas não apenas de repressão, mas de políticas públicas que marquem a presença do Estado em seus diferentes níveis.

Concluindo, a ascensão das milícias se deve ao aumento da criminalidade descontrolada e a incapacidade do poder público em contê-las. As pessoas das comunidades, conjuntos habitacionais etc; além de serem pobres e desprovidas dos mais elementares recursos, se vêem à mercê dos bandidos, logo, acabam sucumbindo a esse tipo de decisão. É necessária uma mudança radical no relacionamento das autoridades com a sociedade civil.”

Pedro Paulo Bicalho
Professor do Instituto de Psicologia

“Essa idéia de milícia parece nova, mas não é. Quando a polícia foi criada no Brasil, em 1809, teve como principal objetivo acabar com as milícias e passar toda a segurança do país para as mãos do Estado. Nesse momento é outorgado o poder de polícia, o que proporcionou à guarda ter o direito de trabalhar calcada em três conceitos: discricionariedade, coercibilidade e auto-executoriedade.

Analisando isso, percebe-se que este poder é algo muito sério, pois está diretamente ligado à ordem pública. E se pensarmos em vê-lo nas mãos de qualquer pessoa, torna-se mais sério ainda.

Não sou a favor das milícias da maneira como elas são. Acho que a grande questão não é sua existência, mas a lógica que está por trás de tudo isso. Cabe ao Estado pensar na segurança a partir de uma série de pressupostos, e não a qualquer pessoa. Se hoje é complicado acompanharmos a maneira como a polícia é treinada para exercer sua função, sendo a mesma uma força do Estado; imagina se nós pulverizarmos esta força, oferecendo-a a qualquer um. Isso complicaria muito mais.

Não concordo em dizer que a milícia é a solução para uma segurança inoperante. Acho muito cômoda tal postura. Porque que ao invés de aceitarmos isso passivamente, não procuramos reformular a nossa polícia, alicerçando-a a outros paradigmas, libertando-a da idéia de combater o inimigo – ou seja, combater àquele que atenta contra o Estado.”

Anteriores