Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 134      05 de outubro de 2006


De Olho na Mídia

Consumo de álcool na gravidez pode afetar a saúde do bebê

Especialistas alertam para os riscos do consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez e na amamentação. O álcool pode causar má formação do feto e problemas no desenvolvimento da criança. É a chamada Síndrome Alcoólica Fetal.

Segundo médicos do Instituto de Neurologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma simples taça de vinho pode oferecer risco ao bebê.

Cada vez que a mãe bebe, o feto está recebendo o álcool diretamente no sangue. A bebida segue, então, para os órgãos e para o cérebro da criança.

Alem de retardar o desenvolvimento, a criança pode ter dificuldade de crescimento, má formação de órgãos como o coração e os rins, além de comprometimento do cérebro. Esse atraso no desenvolvimento pode gerar dificuldade de aprendizagem.

A Síndrome pode causar, ainda, problemas de comportamento. Em geral, essas alterações cerebrais são mais leves e não tem reflexo na parte física. Uma forma de identificar o problema é observar se a criança tem um comportamento anti-social e depressivo, muito comum nesses casos.

Para tratar de crianças que nasceram com problemas provocados pelo álcool consumido pelas mães durante a gestação, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) criou um ambulatório específico.

É importante observar que, já no pré-natal, é possível detectar as ações nocivas do álcool. Um simples exame de ultra-som pode informar se o bebê tem a Síndrome Alcoólica Fetal.

A prevenção ainda é a melhor estratégia. Estatísticas mostram que, uma em cada mil crianças têm a Síndrome. Mas quando consideramos as mães que ingerem álcool durante a gestação, o índice é ainda maior: de cada dez crianças de mães que ingerem álcool, uma pode manifestar o problema.

Clique AQUI para ver o video.

 

Veículo: Portal G1 – RJ – Online   Data: 03/10/2006   Editoria: Rio de Janeiro

Anteriores