Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 132      21 de setembro de 2006


Fique de Olho

Quarenta anos da invasão da Faculdade de Medicina

foto

No dia 22 de setembro, a Reitoria da UFRJ, a Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e a Direção da Faculdade de Medicina rememoram, com apoio da Coordenadoria de Comunicação da UFRJ, os quarenta anos da invasão da Faculdade de Medicina, em setembro de 1966. O episódio conhecido como “Massacre da Praia Vermelha” marca um dos mais importantes momentos da permanente luta da universidade por sua autonomia.

Às 9h acontecerá a abertura da exposição “Rebeldes da Praia Vermelha”, seguida por sessão solene do Conselho Universitário, às 10h, no auditório Rodolpho Paulo Rocco, localizado no bloco K (subsolo), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus do Fundão. Em seguida, haverá descerramento de placa alusiva ao dia. Às 18h30, show de encerramento no Teatro de Arena, na Praia Vermelha, com Elton Medeiros, Paulo César Botelho, Andréa Pinheiro e o Grupo Receita de Choro.


3º Congresso de Extensão da UFRJ

foto

A Pró-reitoria de Extensão (PR-5) promove, de 4 a 6 de outubro, no Auditório Quinhentão, localizado no prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus do Fundão, o 3º Congresso de Extensão da UFRJ, com o objetivo de discutir as tendências e perspectivas da institucionalização da Extensão Universitária no contexto nacional e local a partir das diretrizes do Plano Nacional de Educação, Plano Nacional de Extensão, Documentos do Fórum de Pró-reitores de Extensão das universidades públicas brasileiras, Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRJ e Plano de Ação da Pró-reitoria de Extensão para 2006, de forma a contribuir com a formulação e implementação das políticas públicas nos âmbitos nacional, estadual e municipal.

Os interessados em participar do evento sem apresentar trabalho devem fazer a sua inscrição como congressista no site da PR-5: www.pr5.ufrj.br.


II SEGAP na UFRJ

foto

O II Seminário de Gestão Socioambiental para o Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e da Pesca no Brasil acontecerá de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2006, no Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), bloco G, sala 122, Ilha do Fundão. As inscrições para apresentação de trabalhos encontram-se abertas e podem ser preenchidas no site http://www.sage.coppe.ufrj.br/segap/. O novo prazo para envio de trabalhos será dia 15 de setembro e a divulgação dos aprovados será em 15 de outubro. As vagas são limitadas.

Segundo a comissão organizadora – formada pelos professores Antônio Marcos Muniz Carneiro (Coppe/UFRJ), Luiz Fernando Vieira (ONG Associação de Meio Ambiente/AMA Cabo Frio), Ricardo Coutinho (Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira/IEAPM), Rogério Valle (Coppe/UFRJ) e Valeria da Vinha (Grupo Economia e Meio Ambiente/GEMA/IE/UFRJ) –, o objetivo do evento é propor uma reflexão sobre o desenvolvimento e a difusão de ferramentas de avaliação e gestão socioambientais da aqüicultura e da pesca no paradigma emergente da complexidade, como instrumentos apropriados e inovadores de intervenções promissoras para a rentabilidade máxima da produtividade em concomitância à reversão da degradação dos ecossistemas aquáticos e dos baixos índices de qualidade de vida.


Centro Cultural Horácio Macedo em festa

fotoO Centro Cultural Horácio Macedo promove nesse mês diversas atividades culturais que comemoram a revitalização e reinauguração do Auditório Roxinho, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), o mais moderno da UFRJ.

A seguir, a programação da próxima semana:

Dia 21

Colóquio “O espaço em desenvolvimento nacional”, às 14h30min, apresentado pelo professor José de Monserrat, na Decania.

Dia 26

Cinema ao meio dia no auditório Roxinho

Dia 26

Filme: Dois perdidos numa noite suja, de José Joffly, 2003.M

Dias 21 e 22

Encontro Regional de Estudantes de Matemática (Eremat-Rio), de 9h às 17h, no Roxinho.

Dia 25

Entrega do Prêmio dos Destaques Acadêmicos de 2005, às 15h, no Anfiteatro.

Dias 25, 26, 27, 28 e 29

I Workshop de Meteorologia Operacional e Tempestades Severas do Estado do Rio de Janeiro

Dia 25, das 13h às 18h, no Roxinho. Dias 26, 27 e 28, das 9h às 17h, no Anfiteatro e Salão Nobre. Dia 29, das 13h às 18h, no Roxinho.

Dia 27

O UFRJazz Esemble fará apresentação no auditório Roxinho, às 12h.

Dia 29

Leitura do livro O Amor em Vermelho, por Suzana Vargas, às 12h, no Anfiteatro.

Mais informações através do site: www.cchm.ufrj.br


Música nas Estrelas com a UFRJazz Ensemble

foto

A Fundação Planetário apresentará, dia 24 de setembro, a VI edição do projeto Música nas Estrelas. Música de alta qualidade simultânea à projeção ao fundo de estrelas, planetas e constelações na cúpula da instituição é sucesso de público desde a sua primeira edição, em 2001.

Os concertos acontecem sempre aos domingos, ao meio-dia, com entrada franca e distribuição de senhas uma hora antes. Na programação, a UFRJazz Ensemble com o novo CD "Paisagens do Rio" . O projeto contribui na difusão da música de concerto e ensina, de maneira informal, sobre o universo musical em questão. Mais informações: www.musica.ufrj.br/ufrjazz/.


XII Semana de Planejamento Urbano e Regional

foto

Entre 25 e 29 de setembro de 2006 acontecerá a XII Semana de Planejamento Urbano e Regional, na sala Muniz Aragão do Forum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, Palácio Universitário, localizado na avenida Pasteur, Urca. O evento é organizado anualmente e nele são apresentados os principais resultados da pesquisa realizada por professores e alunos.

A XII Semana de Planejamento Urbano e Regional mostrará os resultados de uma ampla gama de atividades de pesquisa e de extensão, realizadas pelo corpo docente e discente do IPPUR, relacionadas ao debate teórico e prático sobre os novos modelos de planejamento territorial, aos processos de segregação espacial, aos impactos ambientais dos grandes projetos, às dimensões espaciais da reestruturação produtiva, à dinâmica imobiliária e a estruturação intra-urbana, às inovações tecnológicas e a cultura urbana, redes e ação comunicativa, aos conflitos ambientais e suas implicações para a apropriação territorial, à dimensão espacial do pós-fordismo, ao poder local e à democratização das políticas públicas na oferta de serviços urbanos, às políticas migratórias, entre outras questões.

Fazem parte da comissão organizadora os professores Rainer Randolph e Maria Fátima Furtado. E integram o comitê científico, Tamara T.C. Egler, Hermes T. Magalhães, Luciana C. do Lago, sob coordenação executiva de Luciana Alem Gennari.

Mais informações pelo e-mail semanaippur2006@ippur.ufrj.br, pelo site www.ippur.ufrj.br ou nos telefones 2598-1676 e 2598-1927.


Programação do Forum de Ciência e Cultura

Imagem 1

O Forum na Tela exibirá no dia 26, às 18h30min, no Salão Moniz de Aragão, o filme Nelson Freire, de João Moreira Salles, evento que faz parte do programa A nossa música no cinema. Após a projeção, haverá debate com Estela Caldi (pianista) e Prof. Fernando Salis (ECO/UFRJ).

Encontro de Corais

No dia 27 acontecerá o Encontro de Corais, às 18h30min, no Salão Dourado. Os conjuntos que estarão presentes são Coral Alegria, regência de Sandra de Carvalho; Coral Infantil da UFRJ, regência de Maria José Chevitarese; Coral do CCJE, regência de Cristina Canosa; Madrigal da Ilha do Governador, regência de Marcos Heber Paiva; Coral do Nova Iguaçu Country Club, regência de Gláucia Henriques. Mais informações: Cristina Canosa, pelo telefone 9941-3434

Forum vai ao Hospital Universitário

No próximo dia 28 será exibido o filme Sonhos Tropicais, de André Sturm, às 11h , no Auditório Alice Rosa, 12º andar, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Campus do Fundão. Em seguida, haverá palestra com a professora Diana Maul, da FM/UFRJ.

Encontros Científicos

A Coordenação de Programas de Estudos Avançados (COPEA/UFRJ) convida para a conferência Emaranhamento Quântico, com o professor Steven Walborn – UFRJ, na próxima quinta-feira, dia 28, às 17h30min, no Salão Pedro Calmon.

Música no Forum

No Projeto Música no Forum, dia 28, às 19h , no Salão Dourado, será apresentado um Tributo a Radamés Gnatalli, com os músicos Nadge Breide e Alexandre Freitas (piano), Eugênio Ranevski (flauta) e Marco Túlio (sax).

Tributo a Lupicínio Rodrigues

O Forum de Ciência e Cultura (FCC), com apoio da Pró-reitoria de Extensão, promoverá tributo a Lupicínio Rodrigues, no dia 29, no Salão Dourado do FCC. Veja a programação a seguir:

17h – Mesa-redonda: Lupicínio Rodrigues: fragmentos poético-musicais — Nuances modernas no Lupicinio intérprete – Professor Samuel Araújo – EM/UFRJ

— As paixões tristes: Lupicínio e a dor-de-cotovelo – Professora Rosa Maria Dias – Filósofa/UERJ

— O cômico em Lupicínio Rodrigues – Gaspar Paz – Músico

19h – Show: Lupiciniando

Gaspar Paz e Carlos Scherer (violões), Lars Hokerberg (acordeon e percussão) e Lena Horta (flauta)

15h às 21h – Exposição de trabalhos do cartunista Jaguar, inspirados em nove letras de músicas de Lupicínio Rodrigues.

Anteriores