Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 132      21 de setembro de 2006


Cursos e Palestras

I Semana Jurisdrama sobre o Cárcere

Imagem 1

O Projeto de Extensão Roberto Muniá de Jurisdrama, em parceria com o DCE, o CA de Letras, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Computação Científica, o Centro de Letras e Artes e a Faculdade Nacional de Direito realiza, de 26 a 29 de setembro, a I Semana Jurisdrama sobre o Cárcere.

No dia 26 de setembro, primeiro dia do evento, acontecerá o Fórum sobre Sexualidade Feminina em Presídios, com o tema “Homossexualidade”, às 18h, no Auditório Pedro Calmon, localizado no Palácio Universitário da Praia Vermelha / UFRJ, localizado na avenida Pasteur, 250 / 2° andar, Urca. Organização: CEDIM e Secretaria de Justiça.

A seguir, o calendário de palestras:

Dia 27, às 12h, Salão Azul, Reitoria

A Arte nos Presídios

Palestrante: Um Presidiário

Dia 28, às 10, Salão Nobre, FND/UFRJ

Palestra: A Execução Penal

Palestrante: Um Presidiário

Dia 29, às 10h, Salão Nobre, FND/UFRJ

Palestra: A Execução Penal

Palestrante: Dr. Carlos Augusto Borges, juiz titular da Vara de Execuções Penais

A semana é organizada por: Alcino Câmara (decano do CCJE); Carlos Tannus (coordenador do FCC); Marcos Maldonado (Superintendente do FCC); Helios Malebranche (coordenador geral); Fábio Samu (supervisor geral); Universidade Federal do Rio de Janeiro; Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas; Forum de Ciência e Cultura; Secretaria de Estado de Administração Penitenciária; Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; Fundação Santa Cabrini.

Mais informações pelos telefones 2299-2412 e 2299-2015 ou pelo site www.jurisdrama.ufrj.br.


XVIII Simpósio de Radiologia

Imagem 1

Estão abertas as inscrições para o XVIII Simpósio de Radiologia, que acontece no dia 30 de setembro, no auditório Alice Rosa, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

As inscrições devem ser feitas na Secretaria do Serviço de Radiodiagnóstico, com Enith ou Nésia, pelo telefone 2562-2568.


Astronomia para poetas

Imagem 1

Para responder algumas perguntas da humanidade, como "existe vida fora da terra?", a Casa da Ciência da UFRJ realizará o ciclo de palestras Astronomia para Poetas II, da série Ciência para Poetas. O próximo encontro acontecerá no dia 19 de setembro, às 18h30min, na Casa de Ciência da UFRJ, e é realizado em parceria com o Grupo de Pesquisa em Astronomia do Observatório Nacional. A professora Thaisa Storchi Bergmann, do Instituto de Física – UFRGS, irá proferir palestra sobre “Gigantes sorvedouros cósmicos”. A programação na íntegra poderá ser consultada no site da UFRJ ou no link www.cciencia.ufrj.br/CienciaParaPoetas.

Quem assistir 80% da programação receberá um certificado. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 2542-7494. A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo.

Anteriores