Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 130      06 de setembro de 2006


Cursos e Palestras

I Simpósio Internacional Ousía de Estudos Clássicos

Imagem 1

O I Simpósio Internacional Ousía de Estudos Clássicos é um evento organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF e PPGLC) com o objetivo de fomentar o diálogo e o intercâmbio entre os pesquisadores especialistas brasileiros e estrangeiros em Antigüidade Clássica, especialmente nas áreas de Filosofia e Filologia.

O simpósio será realizado pela primeira vez, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 20 de outubro de 2006, e será sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, que, além dos programas promotores, envolverá na organização do evento o Centro de Filosofia e Ciências Humanas, o Forum de Ciência e Cultura, a Faculdade de Letras, o Laboratório OUSIA – Estudos de Filosofia Clássica (registrado no Diretório de grupos do CNPq). O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e do Centro de Estudos Interdisciplinares de Antigüidade (CEIA) da UFF.

As inscrições podem ser feitas pela Internet. Os interessados devem acessar o link www.letras.ufrj.br, preencher o formulário e enviá-lo para fsantoro@matrix.com.br. Outras informações no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, sala 320D, Largo de São Francisco, nº 1. Centro.


Curso de especialização em Neurociências e Longevidade

Imagem 1

O Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ) abre o curso de especialização em neurociências e longevidade para graduados em medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, serviço social, musicoterapia ou educação física. Com carga horária de 360 horas, o curso ocorre aos sábados, de 8 às 17h.

São necessários para concorrer a seleção, fotocópias autenticadas do diploma de graduação e da carteira de identidade e currículo. Não serão aceitas as inscrições feitas via fax, correio eletrônico ou internet.

Mais informações pelos telefones 2295-5549 / 3449, ramal 226, pelo e-mail cursoespeciz@ipub.ufrj.br ou no site http://www.ipub.ufrj.br/espec_neuro.htm.


XVIII Simpósio de Radiologia

Imagem 1

Estão abertas as inscrições para o XVIII Simpósio de Radiologia, que acontece no dia 30 de setembro, no auditório Alice Rosa, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

As inscrições devem ser feitas na Secretaria do Serviço de Radiodiagnóstico, com Enith ou Nésia, pelo telefone 2562-2568.


Astronomia para poetas

Imagem 1

Para responder algumas perguntas da humanidade, como "existe vida fora da terra?", a Casa da Ciência da UFRJ realizará o ciclo de palestras Astronomia para Poetas II, da série Ciência para Poetas. O próximo encontro acontecerá no dia 12 de setembro, às 18h30min, na Casa de Ciência da UFRJ, e é realizado em parceria com o Grupo de Pesquisa em Astronomia do Observatório Nacional. O professor Paulo Sérgio Souza Pellegrini irá proferir palestra sobre “Nosso endereço no universo”. A programação na íntegra poderá ser consultada no site da UFRJ ou no link www.cciencia.ufrj.br/CienciaParaPoetas.

Quem assistir 80% da programação receberá um certificado. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 2542-7494. A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo.

Anteriores