Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 129      31 de agosto de 2006


Cursos e Palestras

Astronomia para poetas

Imagem 1

Para responder algumas perguntas da humanidade, como "existe vida fora da terra?", a Casa da Ciência da UFRJ realizará o ciclo de palestras Astronomia para Poetas II, da série Ciência para Poetas. O próximo encontro acontecerá no dia 12 de setembro, às 18h30min, na Casa de Ciência da UFRJ, e é realizado em parceria com o Grupo de Pesquisa em Astronomia do Observatório Nacional. O professor Paulo Sérgio Souza Pellegrini irá proferir palestra sobre “Nosso endereço no universo”. A programação na íntegra poderá ser consultada no site da UFRJ ou no link www.cciencia.ufrj.br/CienciaParaPoetas.

Quem assistir 80% da programação receberá um certificado. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 2542-7494. A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo.


Seminário Internacional Desenvolvimento e Vulnerabilidade

Imagem 1

Acontecerá, nos dias 4, 5 e 6, às 8h, no Salão Pedro Calmon, o Seminário Internacional Desenvolvimento e Vulnerabilidade: Perspectivas para a retomada do desenvolvimento nos países do Sul. O objetivo é debater as perspectivas de retomada do crescimento econômico nas economias em desenvolvimento em paralelo à diminuição dos níveis de pobreza e de concentração de renda nos países do Sul.

A palestra de abertura será ministrada pelo senador Eduardo Suplicy. Em seguida, o público poderá assistir outras apresentações com Joachim Von Braun (diretor-geral do IFPRI); Stephen Kay (Federal Reserve Bank of Atlanta/USA); Cristina Possas (assessora responsável - Programa DST-AIDS/ Ministério da Saúde); Pervez Tahir (Managing Director- Ministry of Environment Government of Pakistan) e Pierre Salama (Université de Paris I).

O evento será coordenado por Lena Lavinas (IE/UFRJ), Ana Célia Castro (CCJE/UFRJ) e Cristina Possas (DST-AIDS/Ministério da Saúde), com o apoio do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. Mais informações pelo e-mail international.seminar.brazil@gamail.com ou pelo site www.ie.ufrj.br/isbrazil/index.php.


VI Simpósio da Liga Científica de Tuberculose

Imagem 1

A Liga Científica de Tuberculose do Estado do Rio de Janeiro (LCT-RJ), a UFRJ e a Universidade Gama Filho promoverão, no dia 2 de setembro, de 9h às 17h, o IV Simpósio da LCT, no Guanabara Palace Hotel, localizado na avenida Presidente Vargas, 392, Centro. O evento é direcionado aos alunos das áreas de Saúde, Comunicação e Educação.

O grupo foi criado em 2001 por alunos e professores de diversas faculdades de medicina do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de contribuir para o controle da doença no estado, através de atividades de ensino, extensão e pesquisa.

A inscrição, que custará R$ 10,00, com almoço incluído, pode ser feita no Centro de Estudos da 7ª Enfermaria, na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, localizada na rua Santa Luzia, 206. Para outras informações, entre em contato pelo e-mail natalialapa@hucff.ufrj.br ou pelo telefone 2562-2669.

Revitalização do Centro do Rio

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) da UFRJ oferece, na próxima segunda-feira, 4 de setembro, às 9h30min, a Oficina Mensal de Planejamento Urbano e Regional. O tema, “Revitalização do Centro do Rio de Janeiro”, será exposto por Antonio Correia, diretor de Urbanismo do Instituto Pereira Passos.

A oficina será realizada no 4º andar do prédio da Reitoria, sala 445.

Anteriores