Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 127      17 de agosto de 2006


Resenha

Espaço e imagem: teorias do pós-moderno e outros ensaios

capa do livro

Por: Francisco Conte

Usar o marxismo para compreender e desmontar o pós-moderno, esse parece ser o projeto de Fredric Jameson, importante crítico norte-americano da cultura. Um marxismo heterodoxo, por certo, que se apropria e incorpora elementos oriundos de diversas matrizes (Lukács, Adorno, Benjamin, Marcuse, Bloch, Mandel, Saussure, formalistas russos, estruturalistas e pós-estruturalistas, crítica mítica e psicanálise são algumas de suas fontes) e que insistentemente enfrenta o que considera a mais importante mutação do capitalismo.

Fugindo às análises exclusivamente negativas, Jameson enfatiza o aspecto político da questão: o pós-moderno não é uma panacéia conceitual que dê conta do estado da cultura moderna, mas justamente o que deve ser explicado. Portanto, nem celebração orgíaca, nem repúdio enfadado.

Na contramão de uma cultura que parece querer dissolver a dimensão temporal da vida num eterno (e, talvez, anódino) presente, ele, como afirma enfaticamente, se mantém fiel ao projeto marxista de “historicizar sempre”. Resulta uma proposta de análise dos textos culturais contemporâneos como manifestações específicas do capitalismo tardio, que resgata sem ambigüidades a categoria marxiana de totalidade. Ao mesmo tempo não aceita vê-la assimilada a uma manifestação, entre outras, do totalitarismo, como pretende, aliás, o ódio pós-moderno à modernidade. Ao contrário, trata-se de revelar as motivações políticas profundas dessa significativa “guerra à totalidade”.

Espaço e Imagem, nessa terceira edição, recolhe oito artigos de Jameson, publicados entre 1984 e 1994. Um aporte fundamental ao debate das artes, das culturas, e das sociedades contemporâneas.

Autora: Fredric Jameson

Editora UFRJ, 2004

Organização e tradução Ana Lucia de Almeida Gazzola.

Coleção Pensamento Crítico

3ª edição revista e ampliada

Anteriores