Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 126      10 de agosto de 2006


Zoom

Latec: interdisciplinaridade a toda prova

Julia Paula, Agn Praia Vermelha

imagem zoom

O Latec (Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação), da Escola de Comunicação da UFRJ, é um espaço destinado ao estudo interdisciplinar nas áreas de educação, tecnologia e comunicação. O objetivo principal é estudar a influência das novas tecnologias de comunicação e informação na educação.

Como seu campo de estudo é muito extenso, o laboratório mantém parcerias com outros laboratórios da UFRJ como o Núcleo de Análise de Sistemas Ambientais (NASA) da Escola Politécnica, o Grupo de Estudos em Educação e Ciências (Geec) da Faculdade de Educação, e o Projeto Lingnet da Faculdade de Letras. A coordenadora do Latec, Cristina Haguenauer, defende que a interdisciplinaridade favorece o bom desenvolvimento dos estudos: “desenvolvemos parcerias com vários laboratórios por afinidade de interesses. Dessa forma podemos englobar vários temas de uma mesma área, produzindo diferentes olhares sobre uma mesma questão”.

As atividades desenvolvidas pelo Latec são as mais variadas. Na área de projetos, são desenvolvidos: ambientes virtuais utilizados como apoio a cursos e grupos de trabalho da UFRJ, construção de comunidades virtuais e de portais de informação, entre outros. Um dos seus mais recentes projetos chama-se “AnimaEco” e corresponde a criação de um portal de Internet destinado a abrigar um conjunto de oficinas de animação, feito com a participação dos alunos da Escola de Comunicação.

O laboratório oferece, ainda, cursos online e semipresenciais que têm o objetivo dar à sociedade a oportunidade de atualização profissional. Um desses cursos foi oferecido para profissionais da UFRJ através do Programa de Capacitação para a Qualidade da Coppe — Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia/UFRJ.

Para Cristina, é gratificante proporcionar essa oportunidade aos profissionais: “a gente viu uma motivação muito grande por parte dos funcionários, do profissional. As pessoas se sentem muito valorizadas quando estão aprendendo. Pois elas sabem que existe o fator empregabilidade, quanto mais qualificadas forem, melhores postos poderão assumir”.

Latec: lugar de experimentação

Como laboratório, o Latec, tem a finalidade de oferecer aos alunos, que participam de sua equipe, uma formação complementar a da faculdade. Além disso, esse laboratório se propõe a criar um ambiente diferente da sala de aula. Para isso, ele privilegia a experimentação intensa e a criatividade, aliadas à prática.

A coordenadora do laboratório ressalta: “nós não temos um compromisso muito grande com o resultado final, pois aqui é um espaço de experimentação, nos interessa mais o processo para chegar a um resultado. É claro que resultados positivos são bem vindos, mas não são essenciais. O espaço do laboratório, permite, sem maiores conseqüências, o erro e a vivência de situações inusitadas, é um espaço de criatividade”.

Para mais informações sobre o Latec e suas atividades consulte a página do laboratório http://www.latec.ufrj.br/index.htm.

Anteriores