Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 126      10 de agosto de 2006


Cursos e Palestras

Centro Cultural Professor Horário Macedo em festa

imagem 1

Berço de lutas dos movimentos docente e sindical na década de 80, o auditório Roxinho foi revitalizado, após permanecer nove anos fechado por falta de condições. A sua reinauguração, em março de 2006, veio com novidades, o auditório faz parte do Centro Cultural Professor Horácio Macedo, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, o mais moderno da UFRJ.

Para dar início as suas atividades culturais, o Centro Cultural Professor Horário Macedo preparou para o mês de agosto uma programação gratuita com exposição, peças teatrais, filmes e apresentação musical para o público, além de eventos acadêmicos, realizados desde março.

Na próxima quinta-feira, dia 17, às 14h, Dr. Evando Mirra, diretor de Tecnologia de Inovação da Agência de Desenvolvimento Industrial (ABDI) irá ministrar a palestra “O Lema Templário e a Cultura da Inovação” no Anfiteatro Professor Paulo Emygdio de Freitas Barbosa, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), no campus do Fundão . O evento, que é gratuito, faz parte da programação do mês de agosto do Centro Cultural Horácio Macedo (CCMN/UFRJ).


A conferência “A Física da Vida”

Imagem 1

A Coordenação de Programas de Estudos Avançados (Copea), do Forum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, dará início ao ciclo de conferências A Maquinária da Célula. Para, essas apresentações foram convidados Moysés Nussenzveig, professor emérito do Instituto de Física da UFRJ e Célio Lopes Silva, professor da Faculdade de Medicina da USP.

Dia 17, às 17h30min

A conferência “A Física da Vida”, de Moysés Nussenzveig, irá abordar as relações entre física e biologia, especialmente a relação entre o funcionamento das proteínas, o movimento Browniano e os demônios de Maxwell. Esta será realizada no dia 17 de agosto.

Local: Salão Pedro Calmon do FCC, no Campus Praia Vermelha às 17h30. Para mais informações ligue 2295-1595.


VIII Semana de Biomedicina

Imagem 1

Completando sua oitava edição, a Semana de Biomedicina é um evento destinado ao público acadêmico, sendo oferecido a estudantes de nível médio, superior e interessados na área de Ciências da Saúde.

Idealizada e organizada pelos alunos do curso de Biomedicina da UFRJ, a semana tem como objetivo oferecer uma visão abrangente e algumas das áreas de maior importância no cenário atual das Biociências, contando com isso com os mais renomados cientistas e pesquisadores, tanto da UFRJ quanto de outras instituições de prestígio nacional.

A Semana de Biomedicina ocorrerá de 14 a 18 de agosto. Todos os eventos serão realizados no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus da Ilha do Fundão.

A inscrição pode ser feita no Centro Acadêmico de Biomedicina, localizado no bloco L do CCS, ou pelo email sembiomedufrj@gmail.co, contendo a Ficha de Inscrição preenchida anexada, além do número do documento de depósito e sua data.

A programação, os preços e a ficha de inscrição podem ser conseguidos no site http://acd.ufrj.br/biomedicina/semana/ .


Curso de mestrado e doutorado em Administração – COPPEAD

Imagem 1

As inscrições para os cursos de mestrado e doutorado do Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ já estão abertas. O período de inscrições irá até o dia 6 de outubro.

O Programa de Mestrado está direcionado à capacitação de profissionais para atuar com eficiência na área de Administração. Para a excelência da formação do aluno, o curso oferece contato com variadas metodologias de ensino, dentre elas a discussão de casos, simulações computadorizadas e jogos de empresa.

O Programa de Doutorado visa a preparação em carreiras de pesquisa, ensino e consultoria de empresas. Destina-se a docentes universitários, pesquisadores, dirigentes de instituições de pesquisa, consultores de empresas e pessoal vinculado à iniciativa privada, órgãos estatais e governamentais.

Outras informações podem ser obtidas através do site: www.coppead.ufrj.br , pelo email: atendimento@coppead.ufrj.br , ou pelos telefones: (21) 2598-9848 e 2598-9800.


Nova linha de pesquisa na Pós-graduação da EBA

Imagem 1

Está sendo implantada a linha de pesquisa teórico-prática Poéticas Interdisciplinares no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA-UFRJ. Para o próximo edital de seleção, cujas inscrições estarão abertas entre 14 de agosto e 29 de setembro de 2006, serão oferecidas 5 vagas de Mestrado e 3 vagas para Doutorado.

Esta linha congrega pesquisadores atuantes na investigação conceitual das diferentes poéticas visuais e suas interfaces na produção contemporânea da arte. Privilegiam estudos filosóficos e estéticos na discussão da arte e seus processos, explorando especialmente a instauração fotopoética, a instância criadora do imaginal e as variações tempo-espaciais na criação visual. Pretendem formar pesquisadores-artistas na discussão teórica e na realização de projetos artísticos inseridos na pluralidade dos processos criadores.

As atividades teóricas/práticas dos alunos desenvolvem-se nos laboratórios de experimentação de fotografia, vídeo, da criação digital e cênica do grupo Fotopoética, Nepac e Live da Escola de Belas Artes da UFRJ.

Outras informações podem ser obtidas no site http://www.eba.ufrj.br/posgraduacao/home.html .


Microbiologia e segurança de alimentos

Imagem 1

Coordenado pelo professor Marco Antônio Lemos Miguel, do departamento de Microbiologia Médica da UFRJ, o curso “Microbiologia e segurança de alimentos” ocorrerá nos dias 19 e 26 de agosto.

O curso mostra, através de uma ótica ecológica, a origem e estabelecimento da microbiota de alimentos cárneos, lácteos e vegetais, bem como os pontos críticos da linha de produção e as medidas preventivas a serem adotadas. As aulas práticas abordam técnicas bacteriológicas e físico-químicas utilizadas no controle e monitoramento de alimentos.

Para informações e inscrições contate Valéria através do telefone 2562-6736 ou pelo e- mail: ceem@micro.ufrj.br e forneça seu nome completo, telefones de contato e o nome do curso. Outras informações podem ser obtidas no site http://www.microbiologia.ufrj.br/index_cursos.htm .

Anteriores