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Edição 125      03 de agosto de 2006


No Foco

Ciência nas férias

Aline Durães

foto no foco

Mais uma edição do curso de férias oferecido pelo Instituto de Bioquímica Médica (Bioqmed) chegou ao fim, no dia 28 de julho, com saldos positivos. O curso, ministrado para alunos e professores dos Ensinos Médio e Fundamental por estudantes de pós-graduação da unidade, acontece todos os semestres, nos meses de janeiro e julho, há cerca de 20 anos. A iniciativa partiu de Leopoldo de Méis, professor do instituto e pesquisador da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), que pretendia, através do curso, popularizar os conhecimentos científicos.

Por duas semanas, diferentes temas relacionados às ciências são debatidos em três turmas distintas. Nesta edição, o processo de digestão, a composição da célula e o sangue foram os assuntos que guiaram as atividades. Durante o curso, os participantes aprendem a obter, na prática, respostas para suas principais dúvidas. “Os alunos passam as primeiras horas do curso formulando perguntas, que são respondidas através de experimentos que eles mesmos montam”, explica Débora Foguel, docente do Bioqmed e coordenadora da iniciativa.

O curso é dividido em duas etapas. Na primeira semana, apenas os professores, que recebem uma bolsa-auxílio para alimentação e transporte, vão para o laboratório. Débora Foguel afirma que o objetivo do projeto não é reciclar o ensino regular, mas sim possibilitar que os profissionais de Educação vivenciem o método científico. De acordo com Débora, a experiência prática permite aos professores uma melhor compreensão do conteúdo passado no cotidiano da sala de aula.

Na segunda semana, enquanto os professores assistem a palestras educativas e visitam o instituto, cerca de 150 alunos são encaminhados para os laboratórios. Os estudantes que obtêm um bom desempenho no decorrer do curso podem ser convidados pela coordenação do projeto para ingressarem em projetos de pesquisa do Bioqmed. “Temos exemplos de alunos que foram aproveitados depois do curso e hoje são grandes pesquisadores”, destaca Patrícia Souza, monitora do projeto há 10 anos.

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