Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 119      21 de junho de 2006


No Foco

Museu Nacional festeja 188 anos

Rafaela Pereira

foto no foco

 

 

Criado em 1818 por D. João VI, o Museu Nacional fez 188 anos no dia 6 de junho. E a comemoração foi marcada pela inauguração de duas novas exposições e pela instalação do novo sistema de segurança. Para o diretor do Museu, o professor Sérgio Alex, essa comemoração pode ser considerada um marco na cultura nacional.

“Essa é uma instituição de ensino e pesquisa com 188 anos de ação contínua. Nossas coleções, exposições e pesquisas fornecem um cenário dos avanços da ciência nacional através do tempo”, analisa o diretor do Museu, o professor Sérgio Alex Kugland de Azevedo.

Com um grande e valioso acervo as exposições Arqueologia Pré-Colombiana e Culturas Mediterrâneas -Afrescos de Pompéia representam um resgate do espaço de salas que estavam vazias desde 2000 e uma oportunidade para disponibilizar ao público outra parcela do valioso acervo da instituição. Montadas com apoio da Fundação Vitae, as mais de 500 peças que remontam o legado cultural deixado por povos que habitaram a América Latina e a Europa, vêm, segundo o diretor, trazendo elogios e interesses dos visitantes.

Os atrativos das exposições são muitos, contudo, a sala das mumificações ganha destaque. Os visitantes podem ver a múmia Aymara, uma múmia indígena brasileira de 600 anos que foi doada a D. Pedro II, uma múmia chilena do deserto do Atacama que sofreu uma mumificação natural a partir do frio e do tempo seco do deserto, e uma cabeça Jívaro que surpreende pelo seu tamanho. Outro grande atrativo são os tecidos pré-colombianos, higienizados e acondicionados com o apoio da Fundação Vitae.

[ Leia mais no site de notícias de UFRJ ]

 

Anteriores