• Edição 267
  • 15 de setembro de 2009

Agenda

Filmes matemáticos no Alojamento


Para aqueles que não acreditam que arte e ciências exatas podem caminhar juntas, a Assembléia dos Estudantes do Alojamento da UFRJ exibirá a I Semana de Filmes Matemáticos.

Entre 14 e 18 de setembro, longa-metragens sobre gênios dos números serão exibidos no Alojamento, gratuitamente, sempre às 21h15.


Programação:


14/9: Gênio Indomável, de Gus Van Sant (1997)
15/9: Pi, de Darren Aronofsky (1998)
16/9: Preço de um Desafio, de Ramón Menéndez (1988)
17/9: The Oxford Murdes, de Alex de la Iglesia (2008), inédito no Brasil
18/9: Uma mente brilhante, de Ron Howard (2001)

Semana de Jornalismo na Praia Vermelha


O jornalismo, assim como grande parte das mídias existentes, encontra-se em um processo de mudança constante, por isso é fundamental ao profissional estar sempre atualizado. Buscando discutir os possíveis novos formatos, além de analisar as atuais tendências, será realizada a terceira edição do “Meio a Meios: Semana de Jornalismo da UFRJ”, de 14 a 17 de setembro, no Auditório Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura.

Organizado pelo Programa de Ensino Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ (PET/ECO), o evento contará com palestras - sempre a partir das 9 h —, e oficinas à tarde. Interessados em participar de qualquer uma das atividades devem fazer a inscrição, gratuitamente, através do endereço: http://meioameios.blogspot.com/2009/07/inscricoes.html.

O Fórum de Ciência e Cultura localiza-se no Palácio Universitário da Praia Vermelha (avenida Pasteur, 250, 2º andar - Urca). Maiores informações no site da Semana.


Programação:

Mesas:
  • 15/9: Jornalismo Cultural
  • 16/9: Jornalismo de Celebridades
  • 17/9: Jornalismo Internacional

Oficinas:
    • 15/9: Fotojornalismo, com Mickele Petrucelli
    • 16/9: Indesign, com Daniel Terra
    • 17/9: Jornalismo Internacional (nome a confirmar)

    Física Quântica no Fórum


    A Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ (Copea), promove na próxima quinta-feira, dia 17, uma palestra sobre Física Quântica, ministrada pelo professor francês Serge Haroche, no Salão Pedro Calmon, do Fórum de Ciência e Cultura, às 17h30.

    O Físico esclarecerá as limitações da Física Quântica, explicitando até onde ela é capaz de solucionar problemas científicos e qual é a realidade por trás dessa expectativa.

    O Fórum de Ciência e Cultura fica na avenida Pasteur, 250, 2º andar – Urca. A entrada é gratuita.



    XV Semana de Microbiologia e Imunologia



    Apesar de serem seres microscópios, bactérias, micróbios e similares merecem atenção digna de gente grande. E é por isso que a Semana de Microbiologia e Imunologia, da UFRJ, tem sua 15ª edição, entre os dias 21 e 25 de setembro.

    O evento foi organizado e idealizado pelos alunos do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia, terá palestras, mesas-redondas e minicursos, nos quais alunos do ensino médio também podem participar. As inscrições devem ser realizadas através do site www.semanamicroeimuno.com.br.

    A Semana ocorrerá no Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, localizado no Centro de Ciência e Cultura da UFRJ (CCS), na Cidade Universitária.