• Edição 265
  • 01 de setembro de 2009

Olho no Olho

Princesinha de cara nova

Fernanda Turino


Um dos mais conhecidos pontos de turismo sexual, em uma das mais famosas paisagens da cidade do Rio de Janeiro e até mesmo do Brasil, a boate Help está com os dias contados. O governo do Estado irá instalar na área o novo Museu da Imagem e do Som (MIS) e o projeto vencedor do escritório de arquitetura americano Diller Scofidio + Renfro está causando polêmica por descaracterizar a já tão conhecida paisagem da praia de Copacabana.

Para discutir o tema, o Olhar Virtual conversou com Pedro Lessa, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), e com Angela Ancora da Luz, diretora da Escola de Belas Artes (EBA).










Pedro Lessa
Professor da FAU

“Um equipamento cultural só é bom quando funciona em sua particularidade e contexto. O acervo de imagens e sons do MIS é um dos mais importantes da América Latina. Ele não deve ser colocado num edifício na avenida Atlântica porque o ambiente ali é marinho  e o Governo do Estado, não só este, mas também os anteriores, não tem segurança e continuidade administrativa que garanta fluidez e regularidade de recursos financeiros, técnicos e humanos para garantir a sua integridade. Se exames clínicos e equipamentos médicos são interrompidos deixando a população em risco de vida, temos certeza de que, por descontinuidade de cuidados, fotos, filmes e fitas de valor irrecuperável podem desaparecer.

Por trás da boate e do descaminho ali existente, há uma indústria que lucra com o enorme fluxo de turismo externo e local de Copacabana. Enxotada, essa indústria se desloca e se reinstala em outros locais do bairro. O combate a esse mal só funciona se for feito por outros canais e instrumentos.

O projeto suscita três questões. A primeira é o fato de ele ser a solução arquitetônica final de um processo autoritário de ocupação de um lote público. A segunda questão é que o projeto põe em dúvida a continuidade da ‘rua corredor’, que caracteriza tradicionalmente a Atlântica – a curva da avenida é feita pela sequência de planos justapostos. O projeto vencedor propõe essa quebra. É uma proposta urbana diferente da atual. Ora, nada é eterno, e uma avenida pode ser mudada, mas se o edifício é público, a população não pode ser excluída do debate para a mudança de uma avenida de que gosta tanto. A terceira questão é que, mesmo concordando com os méritos arquitetônicos do projeto vencedor, ninguém pode negar que ele é extremamente datado. Ou seja, em dez anos, ele, mesmo bem conservado, o que não será barato, parecerá descabidamente antigo. Isto é péssimo, principalmente para um museu público, um equipamento cultural custoso e raro, que deve se fixar por décadas como atrativo para diferentes públicos.

Creio que uma visita aos outros equipamentos culturais do estado mostrará que esta verba – se alocada na requalificação de um prédio antigo entre os inúmeros semiabandonados da cidade – nos daria um grande MIS – menos na orla e, certamente, muito mais bem posicionado para atender às populações de outros bairros e municípios. Agindo assim ainda sobrariam recursos a serem aplicados em programas de manutenção física de outros edifícios de uso cultural e em programas educativos de formação de público para o patrimônio e para a arte. Isto tem menor apelo de mídia, mas certamente atenderia mais às necessidades da população.

Com as novas técnicas informatizadas de simulação de cenários de logradouros e edificações, o Urbanismo se fixou como uma das poucas ciências complexas que pode ser perfeitamente explicada e debatida por um público leigo. Se convidassem a população para antever, em telões, o novo trecho da cidade, o governador e os secretários se surpreenderiam com a capacidade de o público se interessar e debater o que ainda nem foi construído.”

Angela Ancora da Luz
Diretora da EBA

“Creio que o Museu da Imagem e do Som é de grande importância para a cultura de nossa cidade e país. É necessário que se desenvolvam estímulos à preservação de nossa memória. É por ela que a história se confirma e a identidade se estabelece. Eu não tenho dúvida de que este espaço continuará a trazer benefícios para a cidade, mas penso que o centro da cidade seria um local mais apropriado. Gosto de pensar na Cinelândia, por exemplo, com o Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional, o Teatro Municipal, o Centro Cultural da Justiça Federal, enfim, uma quantidade de prédios que são lugares de memória e referências marcantes na vida da cidade. Sei que é difícil, mas se o Museu da Imagem e do Som fosse para o centro ou, quem sabe, para a Lapa ou Praça Tiradentes, teria uma contextualização mais efetiva na vida cultural da cidade.

Quanto ao fato de o novo edifício vir a ocupar o local da boate Help, não vejo por que nem como contribuirá para acabar, ou mesmo diminuir, com o turismo sexual do bairro. Hoje mesmo, lemos no jornal que já existe um outro ponto para a migração da prostituição. Será a rua Prado Júnior, um dos locais de maior efervescência do bairro. Contudo, acredito que se não for a Prado Júnior será outro ponto.

Penso que o dinheiro que se investirá no projeto representará uma aplicação positiva, pelo fato de se preservar a nossa memória cultural, porém, em relação ao bairro, acredito que outros investimentos seriam mais oportunos. O projeto do escritório Diller Scofidio + Renfro é muito interessante isoladamente, como uma poética de grande sintonia com o mundo contemporâneo e a cidade global, mas, no universo de todo um vocabulário arquitetônico que já está consagrado em Copacabana, ele se torna como um corpo estranho. Isto não quer dizer que a paisagem do bairro será descaracterizada, até porque há uma tal presença na sua própria poética que ela continuará a ser vista pela sua totalidade, pelo seu calçadão, pela proximidade com um mar exuberante que se derrama à frente dos grandes edifícios. Esta marca de Copacabana como a ‘princezinha do mar’ não será abalada.”

Anteriores