• Edição 262
  • 11 de agosto de 2009

Agenda

Cinema ao Meio-Dia


O Centro Cultural Professor Horácio de Macedo (Roxinho) apresenta o filme Nome Próprio, no projeto Cinema ao Meio-Dia. O longa-metragem, dirigido por Murilo Salles, que conta a história de Camila, vivida por Leandra Leal, uma jovem determinada a tornar-se  escritora, será apresentado no dia 14 de agosto, no Salão Nobre da Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), às 12h

 

 


2ª Semana da Matemática Aplicada


Ainda no Roxinho, acontece, entre os dias 17 e 21 de agosto, a 2ª Semana de Matemática Aplicada (SeMAp). O evento reunirá pesquisadores e profissionais renomados de áreas como Física, Computação, Biologia, Finanças e Estatísticas, que vão ministrar palestras e minicursos. A SeMAp tem como objetivo mostrar a importância das aplicações da matemática para o avanço do conhecimento. As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 deste mês. A programação completa e outras informações podem ser acessadas no site da SeMAp.

 

 

Maravilhas do Universo


Como parte das comemorações do Ano Internacional da Astronomia, o Observatório do Valongo promove, a partir do dia 12 de agosto, a exposição “Maravilhas do Universo”, no Centro Cultural dos Correios. A mostra conta com cerca de 40 painéis que mostram imagens de galáxias, planetas, nebulosas etc. Paralelamente, haverá uma exposição reunindo sete artistas plásticos que mostrarão a visão da arte sobre a ciência com exibição de vídeos, espetáculos teatrais e contadores de história para as crianças. Outro destaque é um planetário inflável com 3,2 metros de altura e  capacidade para 30 crianças.

A exposição vai até 13 de setembro, de terça a domingo, das 12h às 19h. A entrada é franca. O Centro Cultural dos Correios fica na rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro. O telefone é 2253-1580.

 

 

 

 

 

UFRJ e grupo Arco-íris lançam curtas sobre homofobia


A UFRJ, em parceria com o grupo Arco-Íris, lança na próxima quinta-feira, dia 13, às 18h30, na Casa da Ciência, os curtas Novamente e Por Outros Olhos. Os vídeos foram produzidos a partir de uma oficina, organizada pelo projeto Diversidade Sexual na Escola, com jovens lésbicas, gays e bissexuais. O projeto, vinculado ao programa Papo Cabeça, financiado pelo Ministério da Educação, tem o objetivo de realizar atividades de sensibilização sobre o tema junto a profissionais de educação da rede pública e estudantes da educação básica e produzir materiais de orientação para educadores.

O roteiro, a produção e a edição dos vídeos foram feitos por jovens, com a supervisão da equipe da universidade. Depois do lançamento, os curtas vão ser disponibilizados na internet. A ideia é que eles possam ser utilizados por projetos sociais e, principalmente, por professores em atividades que discutam homofobia e violência na escola.

A Casa da Ciência fica na rua Lauro Müller, 3, Botafogo.

 


Adolescência: surge um novo comportamento


No dia 13 de agosto, às 11h, Selma Correia da Silva, psicóloga/psicanalista e pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), ministra a palestra “Adolescência: surge um novo comportamento”. O evento faz parte do ciclo de palestras “As quatro estações”, promovido pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ).  

A atividade é aberta ao público e acontece no Anfiteatro Nobre do IPPMG, na Cidade Universitária.


 

 

Palestra aborda nova gripe


Acontece nesta quarta-feira, 12 de agosto, às 11h, a próxima sessão do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) da UFRJ, com o tema “Influenza A – atualização, diagnóstico clínico e tratamento”. O doutor Nelson Gonçalves Pereira ministra a palestra.

O evento, voltado para os profissionais do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), ocorre na sala 11E34, localizada no 11º andar do HUCFF, Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone 2562-2526.


 

 

Ética na pesquisa


Na próxima sexta-feira, dia 14 de agosto, acontece o evento “Ética em pesquisa: a relação pesquisador –  CEP/CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) e a Plataforma Brasil”. Organizado pelos Comitês de Ética da UFRJ e pela Pró-reitoria de Pós-Graduação e  Pesquisa(PR2), o evento visa esclarecer dúvidas quanto à apresentação de pesquisas aos CEPs/CONEP e ao futuro cadastramento na Plataforma Brasil de Pesquisas.

Para isso conta com palestras de Sandra Maria Azevedo, superintendente acadêmica da PR-2, Jorge Adelino Rodrigues da Silva, coordenador do CEP do Instituto de Psiquiatria (IPUB), Alice Violante, coordenadora do CEP do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), e Marisa Palacios, coordenadora do CEP do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva e membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Alguns dos temas em pauta são: “Quais projetos devem ser submetidos ao CEP e como fazê-lo”, “Termo de Compromisso Livre e Esclarecido” e “Plataforma Brasil de Pesquisas”.

O evento ocorre a partir das 10h no auditório Leme Lopes do IPUB, rua Venceslau Brás, 71,  fundos – campus da Praia Vermelha.