• Edição 261
  • 04 de julho de 2009

No Foco

Novidade na volta às aulas

Rachel Dimetre

Vanessa Sol


O segundo semestre de 2009 começa no próximo dia 17 de agosto e algumas mudanças poderão ser percebidas na UFRJ. Este ano, o Concurso de Acesso aos cursos de graduação da universidade ofereceu 797 vagas a mais do que em 2008 entre os novos cursos, além da ampliação de alguns que já existiam. Foram 12 novas graduações, nos campi do Rio de Janeiro e de Macaé. Mas algumas das novidades foram reservadas para o segundo semestre. Conheça algumas delas:

Campus Macaé

O Norte-Fluminense apresenta três novas graduações na área da Saúde. Os alunos aprovados no vestibular para Medicina, Enfermagem e Nutrição iniciam suas atividades no campus de Macaé no próximo dia 24.

A integração é um diferencial. Durante os quatro primeiros períodos, são cinco disciplinas em comum. “Todo o planejamento foi feito com a participação das três coordenações”, explica a professora Marly Aguiar Serzedello, coordenadora do curso de Medicina, que contou com a parceria das professoras Beatriz Gonçalves Ribeiro, de Nutrição, e Gláucia Valente Valadares, de Enfermagem. “A reforma integrada dos cursos da Saúde em Macaé é de extrema importância. É uma medida pioneira que foi desenvolvida seguindo uma recomendação do Ministério da Saúde”, afirma a professora Belkis Valdman, pró-reitora de graduação.

Terapia Ocupacional

Outro destaque no semestre que se inicia é o curso de Terapia Ocupacional (TO). Sob a coordenação da Faculdade de Medicina, o curso é o primeiro oferecido por uma instituição pública no Estado do Rio de Janeiro. Serão oferecidas 60 vagas anuais, 30 por semestre. As disciplinas serão ministradas em período integral e a duração é de quatro anos.

Na UFRJ, o curso tem enfoque na área social e o cuidado especial com a saúde mental, lançando mão da arte no processo clínico. O terapeuta ocupacional busca reabilitar o paciente para que ele tenha um bom desempenho nas três esferas ocupacionais: trabalho, lazer e atividades diárias. Para isso, é realizado treinamento para recuperação das funções que foram perdidas, seja devido a amputações ou problemas como derrame. “Trabalhamos o que há de potente, não o que há de doente no indivíduo”, ressalta o professor Marcus Vinícius Machado, coordenador do curso.

No dia 17, os calouros de TO participam das atividades de recepção da Faculdade de Medicina e em seguida têm um encontro com os coordenadores, que farão uma apresentação das diretrizes do curso, do sistema de créditos e das disciplinas.

Restaurante Universitário

Já no primeiro semestre de 2009, os alunos da Cidade Universitária puderam usufruir das refeições servidas pelo Restaurante Universitário, inaugurado em dezembro de 2008. No semestre que se inicia, será comemorado pela primeira vez no estabelecimento o Dia Mundial da Alimentação, com uma semana cheia de eventos em outubro. O calendário completo e a programação exata das atividades ainda serão divulgados.

Terminal de Integração 

Está prevista para outubro a inauguração da Estação de Integração de Transporte Público da Cidade Universitária. A estrutura que está sendo construída em um terreno de aproximadamente 10 mil metros quadrados, próximo ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Anexo ao terreno, será construída ainda uma praça de alimentação, que substituirá os atuais traillers.

A estação faz parte da Política de Mobilidade e Acessibilidade do Plano Diretor. A ideia é preparar a Cidade Universitária para a expansão, que prevê aproximadamente uma população de 100 mil pessoas, em 2012, e 150 mil, até 2020.

Após as obras, os ônibus que se dirigem à Baixada Fluminense e à Ilha do Governador passarão a entrar na Cidade Universitária até o ponto de integração. De acordo com o prefeito Hélio de Matos Alves, as mudanças trazem aos usuários um sistema apropriado para acessar esse tipo de transporte. “Os passageiros não precisarão mais caminhar até a Linha Vermelha para pegar ônibus”, enfatiza o prefeito.