• Edição 260
  • 28 de julho de 2009

Agenda

Cineclube da Casa da Ciência exibe Solaris


A Casa da Ciência da UFRJ realiza no dia 1º de agosto, às 16h, mais uma edição do projeto Ciência em Foco, com a apresentação do filme Solaris, de Andrei Tarkovsky. Após a sessão de cinema, haverá uma palestra com Bráulio Tavares, escritor e pesquisador de literatura fantástica e ficção-científica. O tema da discussão será "Portal para o desconhecido".

O projeto Ciência em Foco tem entrada franca e acontece todo primeiro sábado do mês com a participação de pesquisadores que exploram, de forma crítica, questões abordadas em obras cinematográficas. A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Muller, 3 – Botafogo.

 

 


Professores da Universidade do Porto ministram conferência no IFCS



O Programa de Pós-graduação em História Comparada do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/ UFRJ) realiza, no dia 5 de agosto, a conferência “O discurso jurídico em versões portuguesas da legislação de Afonso X, o sábio”, ministrada pela professora Clara Greenfield, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. No dia 6, é a vez de “História e ‘estoire’: considerações sobre o processo da ficcionalização da história em obras narrativas do período medieval”, que será proferida pelo professor John Greenfield, também da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

As conferências acontecem às 18 horas, na sala 310 do IFCS, que fica no Largo São Francisco de Paula, nº 1 – Centro.