• Edição 259
  • 21 de julho de 2009

Plano Diretor

Cidade Universitária: vitrine da inovação

Rodrigo Ricardo

“Energia, meio ambiente e inovação” serão os temas da quinta reunião do Conselho Participativo do Plano Diretor (PD) UFRJ 2020. O evento acontecerá no dia 21 de agosto, na sala do Conselho Universitário (Consuni). Antes deste último debate público sobre o PD, ainda ocorrerão mais duas oficinas temáticas: Cidade Saudável e Esportiva (12/8) e Acessibilidade (19/8).  O prazo para a apresentação de propostas e emendas ao Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD)vai até 31 de agosto. Em 17 de setembro, seguirá a versão final do PD para a apreciação dos conselheiros da universidade.
  
A apresentação do quinto Conselho Participativo caberá à professora Angela Uller, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (PR2). “A nossa instituição é uma vitrine da inovação”, sintetiza Uller, destacando projetos como o trem de levitação magnética (Maglev) e o Laboratório de Controle de Dopagem (Lab Dop) do Instituto de Química.  

Segundo proposta preliminar encaminhada para discussão pelo Consuni, cerca de 1 milhão de metros quadrados da Cidade Universitária estão ocupados  por instituições de pesquisa não integrantes da UFRJ. “Dentre essas instituições, merece destaque o Parque Tecnológico do Rio, criado por decisão unânime do Consuni em 1997”, pontua o documento, frisando que o parque deve refletir a “real possibilidade e um efetivo interesse de interação com as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no campus da UFRJ”.