• Edição 258
  • 14 de julho de 2009

Plano Diretor

Cidade Universitária e os eventos esportivos

Rodrigo Ricardo

O reitor Aloisio Teixeira e o ministro do Esporte, Orlando Silva, vão se encontrar ainda esta semana para debater como a UFRJ vai se inserir nos eventos esportivos que o Rio vai sediar nos próximos anos. Os temas a serem abordados na reunião ocuparam a agenda do encontro de segunda, dia 13, do Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD). “Viveremos uma década esportiva no Rio de Janeiro e precisamos incluir o campus da Cidade Universitária dentro deste cenário”, avaliou o professor da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) Armando de Oliveira, em referência aos Jogos Mundiais Militares (2011) e à Copa do Mundo (2014). A cidade concorre ainda à sede das Olimpíadas de 2016.
 
Além do apoio político para melhorar as condições de acesso à Cidade Universitária, o CTPD solicitará  que o reitor apresente a proposta do Complexo Integrado de Atividades Físicas (Ciaf) ao ministro do Esporte. Ocupando uma área total em torno de 170 mil metros quadrados, o projeto prevê diferentes módulos, como Estádio de Atletismo e Futebol, Parque Aquático, Ginásio Poliesportivo, Praia Olímpica, Ginásio de Atividades Múltiplas, entre outros.“Eles podem ser construídos por partes e são planejados para serem aproveitados das 6h às 22h. Queremos que estas instalações sirvam, além das atividades acadêmicas, para as comunidades ao nosso entorno, como o Complexo da Maré”, frisou Armando, destacando ainda que, com a reforma do Maracanã, o Estádio Célio de Barros e Parque Júlio Delamare serão demolidos. “Temos espaço e projetos para abrigar e administrar um legado esportivo deste porte”, afirmou.

4° Conselho Participativo

A quarta reunião do Conselho Participativo do Plano Diretor UFRJ 2020 acontece nesta sexta, dia 17. O encontro, que tem início às 10h, no Salão Nobre da Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), debaterá "Habitação, alimentação e serviços de comércio".

Além dos diversos segmentos da sociedade que integram o Conselho Participativo, também é esperada a participação de representantes do Ministério das Cidades, das secretarias municipal e estadual de Habitação, e da Caixa Econômica Federal.
 
Em virtude das férias, as próximas oficinas temáticas voltam a ocorrer em agosto. Os eventos acontecem sempre às quartas-feiras, a partir das 10h, e são abertos a toda comunidade acadêmica:
 
12/8 – "Cidade Saudável e Esportiva", auditório Hélio Fraga, CCS
19/8 – "Cidade Acessível", Salão Nobre da Decania do CCMN