• Edição 253
  • 09 de junho de 2009

No Foco

Estação de Integração de Transporte Público prevê melhoras na Cidade Universitária



Alba de Souza e Vanessa Sol


No último dia 25, começaram as obras da Estação de Integração de Transporte Público da Cidade Universitária. A estação está sendo construída em um terreno de aproximadamente 10 mil metros quadrados, próximo ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). A construção do terminal faz parte da Política de Mobilidade e Acessibilidade do Plano Diretor. A ideia é preparar a Cidade Universitária para a expansão, que prevê aproximadamente uma população de 100 mil pessoas, em 2012, e 150 mil, até 2020.

Após as obras, os ônibus que se dirigem à Baixada Fluminense e à Ilha do Governador passarão a entrar na Cidade Universitária até o ponto de integração, facilitando o acesso e a transferência dos passageiros entre os ônibus internos e externos.

A Cidade Universitária recebe cerca de 65 mil pessoas, diariamente, dentre as quais 70% utilizam o transporte coletivo. De acordo com o prefeito Hélio de Matos Alves, as mudanças trazem aos usuários um sistema apropriado para acessar esse tipo de transporte. “Os passageiros não precisarão mais caminhar até a Linha Vermelha para pegar ônibus”, enfatiza o prefeito.

Coordenado pelo arquiteto e vice-prefeito da Prefeitura Universitária, Ivan Carmo, além de promover a reorganização do trânsito na Cidade Universitária, o projeto visa ainda reduzir os problemas relacionados ao tráfego nas saídas do campus durante os horários de pico. Com a retirada do ponto de ônibus da passarela da Linha Vermelha, uma terceira pista de rolamento será construída, o que ajuda a diminuir o atual engarrafamento. “Essa é uma solução para alguns problemas como atendimento interno aos usuários de transporte coletivo na Cidade Universitária, conforto e infraestrutura viária”, destaca o vice-prefeito.

Está prevista também a construção de uma praça de alimentação com quiosques de refeições, sanitários e área de estar. Com isso, os quiosques do entorno do HUCFF e Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) serão deslocados para a praça de alimentação e a área será reurbanizada.

A conclusão das obras está prevista para outubro de 2009. Durante esse período, os motoristas deverão ficar atentos à mudança no trânsito. A rua Professor Rodolpho Paulo Rocco ficará interditada no último trecho, em direção à saída 1 do IPPMG. A alternativa para quem deseja pegar a Linha Vermelha no sentido Centro é o acesso através da rua Maria Dolores, próxima ao Corpo de Bombeiros. Já para os que quiserem ir em direção à Baixada Fluminense, a Petrópolis ou ao Aeroporto, o acesso deve ser feito pela praça Edson Saad ou pela avenida Carlos Chagas.