• Edição 249
  • 12 de maio de 2009

Plano Diretor

Ponte para Linha Vermelha

Rodrigo Ricardo

O governo estadual do Rio deverá garantir as verbas para a construção da ponte ligando a Cidade Universitária à Linha Vermelha. Orçado em cerca de R$ 18 milhões, os recursos para o futuro acesso estão sendo garantidos pelo vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão. A noticia é do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (PR3), Carlos Antonio Levi, divulgada nesta última segunda-feira (11/5), durante o encontro semanal com os demais membros do Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD).

“Estivemos reunidos e o vice-governador que se comprometeu em conseguir os recursos para esta construção”, reitera Levi, lembrando que a obra, além de desafogar o trânsito em horários de fluxo intenso, é um das medidas previstas dentro do conceito de integração do Plano Diretor UFRJ 2020.

Os estudos sobre o melhor caminho para a nova via de ligação entre a Linha Vermelha e a rótula do Centro de Tecnologia estão sob a responsabilidade da equipe do professor Francisco Lopes, do Departamento de Engenharia Civil, da Escola Politécnica da UFRJ. Há duas possibilidades de traçado. No primeiro, a ponte passaria por cima da Linha Vermelha em direção à Vila do João e depois tomaria o sentido Centro. No outra hipótese, a ponte atravessa o Canal do Cunha, segue em direção ao Caju, passa por baixo da Linha Vermelha e sai em direção ao Centro.

Conselho Participativo

Na próxima sexta (15/5), será realizada a segunda reunião do Conselho Participativo do Plano Diretor UFRJ 2020. O evento acontecerá, às 10h, na Sala de Sessões do Conselho do Centro de Tecnologia da UFRJ. Em debate, o documento aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) para os debates interno e externo.