• Edição 245
  • 14 de abril de 2009

Agenda

Seminário sobre arte contemporânea

O Núcleo N-imagem da ECO/UFRJ realiza, nesta sexta-feira, dia 17 de abril, o seminário O que é arte contemporânea?. São convidados nomes como Marcos Chaves, Chelpa Ferro, Bruno Vianna e Luiz Alphonsus, que utilizam o som, a fotografia, o vídeo, o cinema e a pintura como meios de expressão.

O evento, que será realizado no Salão Moniz Aragão, das 13h às 15h, pretende registrar a produção da arte brasileira contemporânea. Os artistas falam de trajetórias de vida e trilham percursos que vão da criação à exposição de obras.

O Salão Moniz Aragão fica localizado no campus da Praia Vermelha, 2º andar do Palácio Universitário, Av. Pasteur, 250.

Mais informações: 3873-5077




Uma abordagem psicológica da adolescência

Destinos da adolescência: corpo e subjetivação é o tema do colóquio franco-brasileiro realizado pelo Instituto de Psicologia da UFRJ em parceria com o Collège International de l’Adolescence (CILA) – França. O evento acontece nos dias 16 e 17 de abril, das 9h às 19h, no Salão Dourado do Palácio Universitário.

Realizado no ano comemorativo da França no Brasil, o colóquio traz mesas-redondas, nas quais serão apresentadas comunicações sobre os destinos da adolescência, com ênfase na clínica psicanalítica atual e na problemática do corpo, tendo em vista os processos de subjetivação.

O Salão Dourado fica localizado no Palácio Universitário, onde funciona o Fórum de Ciência e Cultura (FCC), no campus da Praia Vermelha.

Mais informações: 2543-8630 / 9427-8212 ou rezendecardoso@gmail.com

 


Astronomia em debate

O Observatório do Valongo (OV/UFRJ) realiza, no dia 15 deste mês, a palestra “O LHC e os Mais Recentes Avanços na Física das Interações Fundamentais”, com José Abdalla, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF.

O evento acontece às 16h na sala 101A. O endereço do OV é Ladeira Pedro Antônio, 43, Saúde.









Rumos: cinema e vídeo

Propor um debate sobre os processos de criação contemporâneos do cinema e do vídeo é o mote da série de palestras Rumos: Cinema e Vídeo. O evento é fruto da parceria feita entre o Instituto Itaú Cultural e a Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ.

Programação:

16/04, 19h – Palestra “Processos de Criação: a Obra de Charles Darwin como Exemplo de Processo Criativo”, com Nélio Bizzo – Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)

17/04, 14h às 17h – Oficina “Introdução à Web Colaborativa”, com Thiago de Souza – Laboratório Multimídia do Centro de Produção Multimídia

18h – Palestra “Cinema Expandido: Novos Formatos, Novos Espaços”, com André Brasil e Ronaldo Entler – Auditório do CFCH

O evento acontece no campus da UFRJ na Praia Vermelha, localizado na Av. Pasteur, 250. (http://www.eco.ufrj.br)



Enfermeiros do HU realizam palestra sobre diabetes

Os enfermeiros João Batista Vieira Benício e Maria Heloisa Monteiro de Resende, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), apresentam, no dia 15 de abril, às 12h, o evento Hipertensão e diabetes x qualidade de vida. A palestra é organizada pelo programa de qualidade de vida do Centro de Tecnologia em parceria com a COPPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia) e o PSIHu (Programa Social de Integração Humana).

Quem comparecer ao evento, realizado na Tenda Engenheiro Lobo Carneiro, entre os blocos F e G do Centro de Tecnologia, localizado na avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária, poderá fazer teste de glicemia e medir a pressão arterial.