• Edição 242
  • 24 de março de 2009

Zoom

Casa da Ciência inaugura cineclube

Larissa Rangel e Maria Clara Senra

imagem zoom

A Casa da Ciência da UFRJ inaugura, no mês de abril, o cineclube “Ciência em Foco”. O evento acontece todo primeiro sábado do mês e conta com a participação de diferentes pesquisadores, com o objetivo de explorar questões suscitadas e inspiradas pelos filmes, privilegiando a abordagem crítica de seus temas.

Em entrevista ao Olhar Virtual, Gabriel Cid de Garcia, produtor cultural da Casa da Ciência, explica que a idéia é utilizar o espaço da Casa para a formação de um cineclube, onde seja formado um público específico a partir da discussão de filmes. O responsável pelo projeto comenta, ainda, que cada sessão contará com a participação de um palestrante diferente: pesquisadores que, a partir da escolha do filme, discutem questões de Ciência e conhecimento.

A discussão Cinema e Ciência

“O objetivo não é discutir o filme em si; o foco é pensar nos problemas que ele pode trazer, nas questões levantadas e que possam ser relevantes para diversas áreas da Ciência. Não há nenhuma restrição quanto ao tipo de filme, apesar de serem, basicamente, de ficção. É uma abordagem crítica sobre temas do filme que possuam ligações com as Ciências Humanas, Exatas, Sociais ou Filosóficas. Questões relevantes para um conhecimento como um todo”, explica o produtor.

As sessões do cineclube buscam associar entretenimento e discussões científicas e atrair a atenção do público jovem e adulto. “O interessante é que o debate é levantado após a exibição do filme, quando as pessoas estão mais envolvidas emocionalmente. Então, surge um debate sem o usual cunho de objetividade de discussões científicas. É possível sair um pouco do nosso mundo e depois voltar a pensar sobre as questões ao nosso redor.”

Do MAST para a Casa da Ciência

O evento, pertencente ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), entre os anos de 2004 e 2006, culminou no lançamento do livro Ciência em foco – o olhar pelo cinema, organizado por Gabriel Cid de Garcia e Carlos A. Q. Coimbra. A obra reúne os melhores artigos e palestras do cineclube.

Em seguida, o projeto foi transferido para a Casa da Ciência, já interessada em uma idéia que envolvesse Cinema e debate crítico. Gabriel garante que “o objetivo é também estabelecer alguma relação com as exposições que estão na casa, para atrair também as pessoas para o que está sendo apresentado nas exposições. Esse projeto pode contribuir bastante para a divulgação científica”.

Programação da Inauguração

Será exibido, na primeira sessão do evento – dia 4 de abril, às 16 horas, o filme Brilho eterno de uma mente sem lembranças, de Michel Gondry. Após a projeção, a palestra “Esquecer na era da tecla delete” será apresentada por Maria Cristina Franco Ferraz, doutora em Filosofia pela Universidade de Paris I – Sorbonne e professora titular de Teoria da Comunicação da UFF.

O cineclube será realizado na Casa da Ciência da UFRJ, que está localizada na Rua Lauro Muller, nº 3, Botafogo. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 2542-7494.