• Edição 242
  • 24 de março de 2009

Plano Diretor

PD será apresentado no dia 9 de abril ao Consuni

Pedro Barreto

Reunido, nesta segunda à tarde (23/3), o Comitê Técnico do Plano Diretor UFRJ 2020 (CTPD) decidiu remarcar para 9 de abril a apresentação do PD ao Conselho Universitário (Consuni). O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (PR1), Carlos Levi, explicou que a pauta do Conselho desta quinta (26/3) encontra-se carregada de inúmeros temas, o que prejudicaria os debates acerca do PD.

Com a nova data, os grupos de trabalho terão mais tempo para incorporar e detalhar as propostas sobre o desenvolvimento da Cidade Universitária e os Planos de Ocupação e Uso das Unidades Isoladas (POUUI) e da Praia Vermelha (POUPV). Além disso, a busca pelo consenso e por um pacto institucional disposto a mudar o futuro da UFRJ segue em curso. Nesta terça, às 14 horas, o reitor Aloísio Teixeira encontra-se com a Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (IFCS/UFRJ), no Largo de São Francisco, Centro do Rio. Na quarta-feira, às 9h, o CTPD fará uma apresentação, na reitoria, aos membros da Faculdade de Educação.

No plano externo à academia, o reitor Aloísio pontuou que haverá um novo encontro com a Prefeitura do Rio de Janeiro, no dia 7 de abril. Encontros com o governador Sergio Cabral e o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, também estão previstos. “Queremos conversar com estas autoridades sobre o Plano Diretor da UFRJ e em relação à integração dos aeroportos na busca por melhores condições de acesso à Cidade Universitária”, justifica o reitor, lembrando que os conselheiros deverão apreciar uma proposta do PD global e coerente dia 9 de abril. “Há recursos que precisão ser aplicados na universidade ainda este ano; portanto, os pontos de consenso, aprovados pelo Conselho, deverão ter investimentos imediatos”.