• Edição 237
  • 03 de fevereiro de 2009

Plano Diretor

CCS aprova demolição da "perna seca" do HUCFF

Pedro Barreto

foto

Foi aprovada por unanimidade, no Conselho de Centro do CCS, a proposta do Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD) de demolição da Ala Sul (perna seca) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e a recuperação de cerca de 10 mil m2. Será formada uma comissão interdisciplinar, composta por representantes das unidades do CCS, estudantes e funcionários técnico-administrativos, para debater as propostas de reocupação da área após a demolição. O grupo de trabalho terá, no máximo, 90 dias para entregar um relatório final. Após a conclusão deste trabalho, a proposta de demolição e reformulação será encaminhada para deliberação no Conselho Universitário (Consuni).

A proposta formulada por professores e estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) prevê a reforma do CCS em quatro etapas: a construção de um novo ambulatório, centro de convenções, humanização da rua Rodolpho Paulo Rocco, com a expansão de prédios de atividades acadêmicas, e um complexo comercial para uso da comunidade universitária e da população externa. Pablo Benetti, presidente do CTPD e professor da FAU, lembrou que a idéia já é de conhecimento do ministro da Educação, Fernando Haddad, e conta com a sua simpatia.

O atual prédio do HUCFF foi construído na década de 50 e desde então a ala sul, mais conhecida como "perna seca", está desocupada e vem sofrendo deterioração ao longo de quase 60 anos. O desaparecimento da cobertura e laterais (com o roubo das esquadrias de alumínio) permitiu a entrada da chuva, provocando a corrosão de vigas, lajes e tubulações. Segundo estudos do professor Francisco Lopes, do Programa de Engenharia Civil (PEC) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe), e membro do CTPD, "uma recuperação e complementação arquitetônica da área custaria cerca de 90 milhões e não garantiria a estabilidade da estrutura". Já a proposta apresentada custaria cerca de um terço deste valor. "Além disso", continuou "a estrutura verticalizada do prédio é inadequada às necessidades atuais do hospital".

Debates

Os debates promovidos pelo Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD) continuam na próxima quarta-feira, dia 4/2, quando será apresentada a proposta do centro de convergência do CCMN. Já no dia 5/2 serão escolhidos os representantes do Conselho Participativo do Plano Diretor. Os mais de 30 integrantes representarão as unidades acadêmicas da UFRJ, além de entidades de classe, Governo Estadual, prefeituras das cidades do entorno e demais entidades da sociedade civil.

Finalmente, no dia 6/2, na sala da Congregação da FAU, serão reunidos os representantes do grupo de trabalho que discutirá as propostas para os planos de ocupação e uso da Praia Vermelha e das chamadas unidades isoladas.

Calendário do CTPD

  • Dia 2 - Conselho de Centro CCS - Reestruturação da Ala Sul do HU.
  • Dia 4 - CCMN - Apresentação da proposta do centro de convergência do CCMN.
  • Dia 5 - Conselho Participativo do Plano Diretor - Escolha dos integrantes.
  • Dia 6 - Grupos de Trabalho das propostas de elaboração dos Planos de Ocupação e Uso da Praia Vermelha e das Unidades Isoladas - Sala da Congregação da FAU.