• Edição 236
  • 22 de janeiro de 2009

Tome Nota

HUCFF recruta pacientes para estudo que avalia eficácia
de medicamento para hiperpigmentação pós-acne

 

Assessoria de Imprensa do HUCFF

imagem tome nota

O Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) está recrutando pacientes para uma pesquisa que vai avaliar se o creme aprovado para tratamento de acne também funciona na diminuição da hiperpigmentação pós-acne. Segundo a chefe do serviço, Márcia Ramos e Silva, as manchas causadas por acne são um grave problema para quem tem pele morena e negra. “A acne é considerada uma doença e necessita de tratamento. É um quadro que não ameaça a saúde física do paciente, mas afeta profundamente sua integridade psíquica por causar importante alteração da aparência e da autoestima”, afirma Márcia Ramos.

A acne é uma doença do folículo pilossebáceo de características genético-hormonais, ou seja, há fatores familiares e hormonais envolvidos. Caracterizada por um conjunto de manifestações, como espinhas, cravos, cistos, caroços e cicatrizes, ela costuma aparecer na puberdade, induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos). “A doença afeta 80% dos adolescentes, mas também pode ser observada na idade adulta em 54% das mulheres e 40% dos homens”, ressalta Márcia Ramos e Silva.

O HUCFF fica na rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255 – Cidade Universitária, Ilha do Fundão. Os interessados em participar do estudo devem procurar as doutoras Joana Castro Carvalho, Juliana Correa Marques da Costa ou a professora Sueli Carneiro, no Ambulatório Geral de Dermatologia, sala 222, às terças-feiras, a partir das 11hs.

Os participantes do estudo devem ter o seguinte perfil:

  • Acne leve ou moderada na face;
  • Mancha na face provocada pela acne;
  • Pele morena a negra;
  • Entre 14 e 30 anos, de ambos os sexos.