• Edição 236
  • 22 de janeiro de 2009

Agenda

Nova edição da revista jurídica da faculdade de direito traz especial sobre o STF


foto

No dia 26 de janeiro, a Faculdade de Direito (FND) da UFRJ lançará a edição número 3 de sua Revista Jurídica. A publicação traz os resultados da pesquisa concebida no dossiê "Constituição e sua relação com a democracia", desenvolvido por pesquisadores da UFRJ e da Universidade de Brasília (UnB), com o apoio financeiro do Ministério da Justiça.

O evento acontecerá às 10h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito, e contará com a presença do reitor Aloísio Teixeira, além de docentes e alunos bolsistas que participaram da pesquisa. Na ocasião, será realizado também o seminário "Acesso à justiça, ativismo judicial e o Supremo Tribunal Federal".

A revista

O lançamento da nova edição da Revista Jurídica da Faculdade de Direito da UFRJ marca a retomada de uma tradição na unidade. Após um longo intervalo, desde a publicação do último número, a edição do mês de janeiro de 2009 traz um especial sobre o Supremo Tribunal Federal, abordando temas como ativismo judicial e fidelidade partidária. Segundo José Ribas Vieira, professor da FND, a revista celebra ainda a parceria entre duas respeitadas instituições de ensino superior no Brasil.

A Faculdade de Direito da UFRJ fica rua Moncorvo Filho, nº 8, no Centro do Rio de Janeiro.

 


Casa da ciência expõe o funcionamento do cérebro


foto

Até o dia 15 de fevereiro, a Casa da Ciência da UFRJ convida seus visitantes a embarcarem em uma viagem pelo sistema nervoso através da combinação entre arte e ciência. A exposição Paisagens Neuronais apresenta 50 imagens inéditas e 20 fac-símiles que mostram a estrutura, o funcionamento do cérebro e traçam a trajetória da neurociência do início do século XX até hoje. A programação ainda inclui, diariamente, oficinas de arte e exibição de vídeos da mostra Ver Ciência.

A exposição fica em cartaz de terça a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h. A entrada é gratuita. Visitas guiadas com especialistas ocorrem quartas e sábados, às 15h. Especialmente nos dias 21 e 28 de janeiro e 11 de fevereiro, as visitas guiadas serão seguidas de palestras, a partir das 18h. As convidadas serão, respectivamente, Silvana Allodi, professora do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ; Penha Cristina Barradas, docente do Instituto de Biologia da UERJ; e Suzana Herculano-Houzel, também professora do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ.

No dia 9 de fevereiro, haverá a mesa-redonda “Pensando o cérebro, das imagens às paisagens”, com a participação de Benilton Bezerra, professor do Instituto de Medicina Social da UERJ; Javier Oroquieta, pesquisador do Instituto Cajál; e Suzana Herculano-Houzel. Francisco Viqueira, cônsul geral da Espanha no Rio de Janeiro, será o mediador do encontro.

A Casa da Ciência da UFRJ fica na rua Lauro Muller, 3, Botafogo. Para agendar visita de grupos, os interessados devem ligar para (21) 2542-7494 ou enviar e-mail para carminha@casadaciencia.ufrj.br.


Inscrições abertas para pós-graduação do núcleo de pesquisa de produtos naturais

foto

Até o dia 30 de janeiro, o Núcleo de Pesquisa de Produtos Naturais (NPPN) da UFRJ recebe inscrições para ingresso no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química de Produtos Naturais. O processo de seleção acontecerá na semana de 9 a 13 de fevereiro.

As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h30, na secretaria de pós-graduação do NPPN, localizada no bloco H do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária. Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente poderão se inscrever por procuração, por correspondência (postadas até 30 de janeiro) ou através de fax ou correio eletrônico — neste caso, a inscrição terá validade somente após a apresentação de todos os documentos necessários (originais e cópias) no dia da seleção.

Os formulários de inscrição e os editais dos concursos encontram-se disponíveis em http://www.nppn.ufrj.br/pg_selecao.html.

 


Inscrições para doutorado no nutes começam em fevereiro

foto

Nos dias 2 e 3 de fevereiro, o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) receberá inscrições para ingresso no curso de doutorado. O requerimento deve ser feito na secretaria de pós-graduação do NUTES — localizada na sala 32 do bloco A, no prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) —, das 10h às 17h. A taxa de inscrição é de R$ 80,00.

Neste ano, serão abertas doze vagas para admissão ao doutorado. A divulgação do resultado final, a matrícula e o início do curso acontecem no dia 5 de março. Mais informações sobre a documentação obrigatória e os exames de seleção em www.nutes.ufrj.br.

 


Iesc oferece curso de residência multiprofissional em saúde coletiva

foto

Profissionais da área de Saúde têm até o próximo dia 30 para se inscreverem no Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, oferecido pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ. O curso terá a duração de 24 meses, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, com carga horária semanal de 60 horas.

As inscrições podem ser feitas das 10h às 12h30 e das 13h30 às 17h, na Secretaria da Residência do IESC, localizada na praça Jorge Machado Moreira (antiga praça da Prefeitura Universitária), sala 23, Cidade Universitária. A taxa de inscrição é de R$ 60,00. Mais informações no edital, disponível no endereço http://www.iesc.ufrj.br/posgrad/.

 

 

Anteriores