• Edição 233
  • 09 de dezembro de 2008

Agenda

Conhecendo e reconhecendo a Dança


foto

“Políticas culturais para a dança” é o tema do V Seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ, organizado pelo departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD).

O evento, que tem entrada franca, acontece até 11 de dezembro e tem o objetivo de debater sobre a dança e sobre temas a ela relacionados. Para isso, contará com palestras, mesas de debate, mostras de dança, apresentação de trabalhos artísticos, entre outros.

O V Seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ está sendo realizado na EEFD, av. Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária. A programação completa pode ser conferida no site http://www2.eefd.ufrj.br/danca.

 


Debate aborda diversidade sexual na escola


foto

Acontece, no dia 11 de dezembro, o evento “Diversidade sexual na escola – Políticas públicas e estratégias de ação”. Para compor a abertura, estarão presentes José Leonídio Pereira, professor da UFRJ e coordenador do programa Papo Cabeça; Alexandre Bortolini, funcionário da UFRJ e coordenador do Projeto Diversidade Sexual na Escola; e um representante da Pró-reitoria de Extensão (PR-5) da UFRJ.

A programação conta com a apresentação do grupo Diversidade EnCena, com a peça “Coisas de menina”, que relata a história de uma adolescente lésbica que enfrenta a discriminação da mãe e da diretora da escola onde estuda. Ao final do espetáculo, o público é convidado a entrar em cena no lugar da personagem oprimida.

O evento ainda traz uma mesa redonda de tema “Escola e Diversidade”. As atividades são gratuitas e ocorrem na sede do Centro de Teatro do Oprimido (CTO-Rio), na rua Mem de Sá, 31, Lapa.

 


Acordo Brasil-Vaticano: a que propósito?

foto

No dia 11 de dezembro, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ promove o debate "Acordo Brasil-Vaticano: a que propósito?". O encontro põe em discussão a proposta de acordo entre a República Federativa Brasileira e a Santa Sé que aborda uma série de aspectos jurídicos sobre a atuação da Igreja Católica no Brasil.

O evento tem a participação de Luiz Antônio Cunha, sociólogo vinculado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), e Emerson Giumbelli, professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, além de Daniela Trejos Vargas, professora de Direito Civil e de Direito Internacional Privado, e Fábio Carvalho Leite, professor de Direito Constitucional — ambos da PUC-Rio.

O encontro para o debate do texto acontece na sala 420 do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), situado no largo São Francisco de Paula, nº 1, Centro do Rio de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2224-8965, ramal 4.

 


América do Sul em pauta


foto

O Laboratório de Estudos do Tempo Presente da UFRJ promove, nos dias 11 e 12 de dezembro, o seminário "América do Sul em debate: perspectivas da integração", no salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ.

O evento terá a presença de conferencistas da Argentina, Chile e Venezuela, além de pesquisadores da América do Sul e do laboratório do Tempo Presente. As inscrições serão gratuitas e com direito a certificado.

O seminário conta com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) e da Escola de Guerra Naval (EGN). Mais informações e a programação completa em www.tempopresente.org.