• Edição 232
  • 02 de dezembro de 2008

Agenda

40 anos de 68


foto

O Ministério da Cultura e a UFRJ inauguram, na próxima segunda-feira, dia 8 de dezembro, as exposições "68/Utópicos e Rebeldes" e "1968: a imaginação da liberdade", às 19h, na representação regional do MinC.

A exposição, que fica em cartaz até o dia 21 de dezembro, faz parte do Projeto “40 anos de 68: Relembrar, Celebrar e Entender”, que faz um resgate os principais fatos que marcaram a história do País e do mundo naquele ano.

A exposição será acompanhada de um ciclo de conferências com Daniel Aarão Reis (8/12), Janaina Martins (11/12), Angelo Segrillo (15/12), Rodrigo Farias (16/12) e Vladimir Palmeira (17/12), das 17h30 às 20h.

A representação regional do MinC fica no Palácio Gustavo Capanema, Rua da Imprensa, nº 16 - Centro do Rio de Janeiro.

Mais informações e inscrições através do e-mail: ivanohistoria@gmail.com.

 


III Seminário História das Doenças


foto

Entre os dias 3 e 5 de dezembro, ocorre o III Seminário História das Doenças. O evento pretende abranger pesquisadores e alunos inseridos nas áreas de Saúde e Ciências Humanas em um debate acerca da história da saúde e das doenças, revelando como a sociedade, em diversos tempos, lidou e lida com elas.

O III Seminário História das Doenças acontece no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3882-9161 ou pelo e-mail eventosdepes@coc.fiocruz.br.

 


Novos caminhos da educação

foto

Após um ano de estudos e atividades acadêmicas, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) organiza uma palestra com Viviane Mosé, filósofa, poeta, psicóloga e psicanalista, para celebrar o término do ano letivo de 2008. Ela escreveu e apresentou, em 2005 e 2006, o quadro “Ser ou não ser”, no “Fantástico”. O evento, organizado pelo Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie - UFRJ) será realizado no dia 4 de dezembro, às 9h30, no bloco G do Centro de Tecnologia, sala 122, localizado na av. Athos da Silveira Ramos 149, Cidade Universitária.

Intitulada “Ensino fragmentado X mundo globalizado: o impasse da educação na sociedade do conhecimento”, a palestra apresenta o trabalho já realizado pela convidada na busca por novos caminhos para a educação capazes de resolver o problema da melhoria de aprendizado por parte dos alunos.

Viviane Mosé é especialista em “Elaboração e implementação de políticas públicas”, autora do livro Stela do Patrocínio – Reino dos bichos e dos animais é o meu nome, publicado pela Azougue Editorial e indicado ao prêmio Jabuti de 2002. Ela é ainda autora de diversos poemas, tendo alguns deles sido musicados, em duas canções em parceria: “Contradição” e “Você não me balança mais”.

Embora a prioridade seja para os alunos e ex-alunos de Master on Business and Knowledge Management (MBKM), o evento é aberto a todos os interessados. Para participar, é necessário confirmar a presença pelo endereço eletrônico paula@crie.ufrj.br ou pelo telefone (21) 2562-7843.

 

 


50 anos do curso de Geologia


foto

No dia 4 de dezembro, o curso de Geologia da UFRJ celebrará 50 anos de existência com uma grande festa no prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). O evento começa no Auditório Roxinho, onde a cantora Selma Reis fará show às 14 horas. Em seguida, às 15 horas, serão realizadas a entrega de placas comemorativas e a solenidade pelo aniversário do curso.

Para encerrar as comemorações, às 16 horas, será inaugurado o Museu da Geologia da UFRJ, cujo acervo é composto por mais de 20 mil exemplares de minerais e fósseis, centenas de tipos petrológicos, mapas e objetos que retratam a geodiversidade e a história geológica da Terra. A cerimônia de inauguração acontecerá no Departamento de Geologia no CCMN.

 

 


A criminalização dos Movimentos Populares


foto

A Associação Internacional dos Advogados do Povo (IAPL), em parceria com o Núcleo dos Advogados do Povo (NAP) e o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo), promoverá, dia 5 de dezembro, o seminário A criminalização dos Movimentos Populares na cidade e no campo.

O objetivo do encontro, que será realizado no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura, das 8h às 18h, é mostrar como essas manifestações são tratadas de forma criminalizante e opressora pelo Estado e pela mídia.

Estarão presentes advogados de diversas instituições e países, dentre eles o finlandês Edre Olalia, presidente da IAPL, e Nilo Batista, professor titular de Direito Penal da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e presidente do Instituto Carioca de Criminologia.

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ fica localizado no campus da Praia Vermelha, no 2º andar do Palácio Universitário, na av. Pasteur, 250.

 


VI Fórum CLAC


foto

Acontece, a partir das 9h, no dia 5 de dezembro, o “VI Fórum CLAC: desafios contemporâneos para o ensino de línguas”. A conferencista será a professora

Maria Aparecida Pauliukonis. Serão utilizados diversos auditórios da Faculdade de Letras (FL) para abrigar as palestras.

Serão emitidos certificados para os participantes. O endereço da FL é avenida Horácio Macedo, 2.151, Cidade Universitária.

 


Conversando sobre Comunicação Alternativa


foto

O comitê de Comunicação Suplementar e Alternativa do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) e o Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ promovem, dia 8 de dezembro, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC), o encontro Conversando sobre Comunicação Alternativa: da teoria à prática.

O evento conta com diversas mesas-redondas, debates e tem início às 9h no Salão Pedro Calmon do FCC, localizado no campus da Praia Vermelha, 2º andar do Palácio Universitário, av. Pasteur, 250. A entrada é franca e as inscrições serão realizadas no mesmo dia, no local.

Programação

8:30 às 9h – Inscrição e entrega de material.
9h às 10h – Palestra “O que é Comunicação Alternativa”, por Débora Deliberato.
10h às 11:30h – Mesa redonda “Avanços científicos e Comunicação
Alternativa”, por Catia Walter, Carolina Shirmer e Carla Menezes.
11:30h às 12h – Intervalo.
12h às 13h – Debate: “Apresentação de casos clínicos”, por Fernanda Oliveira e Monica Rocha.

 


América do Sul em pauta


foto

O Laboratório de Estudos do Tempo Presente da UFRJ promove, nos dias 11 e 12 de dezembro, o seminário “América do Sul em debate: perspectivas da integração”, no Salão Nobre do IFCS.

O evento terá a presença de conferencistas da Argentina, Chile e Venezuela, além de pesquisadores da América do Sul e do Tempo Presente. As inscrições serão gratuitas e com direito a certificado.

O seminário conta com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) e da Escola de Guerra Naval (EGN). Mais informações e a programação completa em www.tempopresente.org.