• Edição 225
  • 14 de outubro de 2008

Agenda

Vander Lee faz show na UFRJ

foto

O Centro Cultural Horácio de Macedo receberá, na próxima quarta-feira (15), o cantor e compositor Vander Lee. Vencedor do prêmio TIM de música, Vander Lee ficou reconhecido por sua linguagem única e por retratar o cotidiano de forma atual e harmoniosa.

No roteiro do show, que começa às 12h30, no auditório Roxinho, estão previstas músicas do DVD Pensei que fosse o céu. “Românticos”, “Esperando aviões”, “Meu jardim” e “Onde Deus possa me ouvir” são alguns dos sucessos que embalarão a comunidade universitária no dia do professor.

A entrada para o show é franca. O auditório Roxinho fica na avenida Athos da Silveira Ramos, 274 – Cidade Universitária.

 


Exposição sobre 1968 fica até dia 20 no Direito

foto

Até o dia 20 de outubro, professores, alunos e funcionários da Faculdade de Direito poderão conferir a exposição A Imaginação da Liberdade. A mostra, que começou no último dia 6, foi produzida pelo Gabinete do Reitor e pela Coordenadoria de Comunicação (CoordCOM) e faz parte das comemorações pelos 40 anos de 1968.

 


Seminário Endividamento e Cidadania

foto

A Ouvidoria Geral da UFRJ realizará o seminário Endividamento e Cidadania, no dia 17 de outubro de 2008, sexta-feira, a partir das 9h30, no auditório da Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, localizado na avenida Athos da Silveira Ramos, 274, na Cidade Universitária.

Visando educar para o crédito, educar para o consumo, a UFRJ pretende apresentar as pesquisas e propostas relativas ao assunto, as noções sobre os principais direitos e deveres referentes aos serviços financeiros e as regras sobre contratos de crédito. Além disso, o encontro visa construir, em conjunto, alternativas viáveis e fundamentadas juridicamente para resolver a grave condição econômico-financeira, com o intuito de superar o preconceito moral, via de regra, presente nestas circunstâncias.

Mais informações no site www.ouvidoria.ufrj.br.


Seminário Internacional de Estudos Clássicos

foto

Entre os dias 20 e 23 de outubro, acontece o II Simpósio Internacional Ousia de Estudos Clássicos. Com o tema Pathos: a poética das emoções, o evento ocorre no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS).

Organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e em Letras Clássicas da UFRJ, o simpósio tem o objetivo de propiciar o diálogo entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros especialistas em Antigüidade Clássica, com destaque para a poética de Aristóteles. Mais informações quanto à programação e às inscrições podem ser obtidas no site http://www.ifcs.ufrj.br/.


Ver Ciência 2008

foto

O Centro de Tecnologia (CT) exibe, a partir do dia 20 de outubro, filmes da mostra “Ver Ciência 2008 - Ano 14”, para incentivar a disseminação do conhecimento através da televisão, integrante das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2008 realizada entre os dias 20 e 26 de outubro em todo país. Serão exibidos oito programas com duração entre 50 e 60 minutos, relacionados ao tema “Evolução e Diversidade”, realizados pela WGBH, rede pública de tevê dos Estados Unidos e a BBC, tevê pública do Reino Unido.

A exibição ocorre às 11h e 12h, no Salão Nobre da Decania do CT, 2º andar do Bloco A, localizado na av. Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária. A sinopse dos programas pode ser obtida através do endereço eletrônico aqui. Confira a programação completa do evento.

SELEÇÃO WGBH (11h) PROGRAMAS DE 60 min

• Dia 20/10 - EVOLUÇÃO-1: A REVOLUCIONÁRIA IDÉIA DE DARWIN (partes 1 e 2)
• Dia 21/10 - EVOLUÇÃO-2: GRANDES TRANSFORMAÇÕES
• Dia 22/10 - EVOLUÇÃO-3: EXTINÇÃO
• Dia 23/10 - EVOLUÇÃO-4: POR QUE SEXO?
• Dia 24/10 - EVOLUÇÃO-5: AS ORIGENS DA MENTE HUMANA (excepcionalmente às 12h)


SELEÇÃO BBC (12h) PROGRAMAS DE 50 min

• Dia 27/10 GRANDES BRITÂNICOS: DARWIN
• Dia 28/10 A VIAGEM DO BEAGLE
•Dia 29/10 A ENERGIA É A CHAVE
ORF – Áustria, 45 min (Este último faz parte da seleção de Programas internacionais).