• Edição 217
  • 19 de agosto de 2008

Agenda

Palestra sobre Nanotecnologia nos 45 anos da Coppe

foto

Em comemoração aos seus 45 anos, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ realiza, no dia 19 de agosto, o workshop de Nanotecnologia. O evento ocorre às 8h30, no auditório da Coppe, Centro de Tecnologia, bloco G, sala 122, localizada na avenida Athos da Silveira Ramos, 149, ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

O workshop reúne o professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe; Renata Simão e Sérgio Camargo do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM); Evaristo Chalbaud, do programa de Engenharia Química (PEQ - COPPE) e Marcelo Werneck, do Programa de Engenharia Elétrica (PEE - COPPE) entre outros.

Durante as palestras são abordados os seguintes temas: catalisadores, emulsões poliméricas, materiais nanoestruturados, membranas seletivas, nanofluídos, método e modelagem computacional, nanocompósitos, recobrimentos, sensores, sistemas coloidais e superfícies.

A nanotecnologia pode contribuir para o desenvolvimento de sistemas de energia auto-sustentáveis, desenvolvimento de novos materiais, processos de controle e remediação ambiental entre outras áreas. Mais informações pelo telefone 2562-8200 ou através do correio eletrônico viviane@lif.coppe.ufrj.br. As inscrições para o evento podem ser feitas na página eletrônica da Coppe.

 


Fórum sedia lançamento de livro de contos machadianos

foto

Na próxima quinta, 21 de agosto, acontece, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, o lançamento do livro Capitu mandou flores. No ano em que a morte de Machado de Assis completa um século, a publicação, organizada por Rinaldo de Fernandes, reúne dez contos do escritor, além de releituras destes realizadas por autores da literatura brasileira atual, como Antônio Carlos Secchin, Godofredo de Oliveira Neto, Luiz Costa Lima, Pedro Lyra e Silviano Santiago.

O evento ocorre às 17h no salão Dourado no Palácio Universitário da Praia Vermelha, avenida Pasteur, 250, Urca.

 


Roxinho recebe Kleiton & Kledir

foto

No próximo dia 21, será a vez dos irmãos gaúchos Kleiton & Kledir se apresentarem na UFRJ. A dupla promete trazer canções consagradas por seu grande público, algumas: “Deu pra ti”, “Paixão”, “Fonte de saudade”, “Maria Fumaça” e “Espanhola”.

Os irmãos receberam do governo do Estado do Rio Grande do Sul o título de Embaixadores Culturais do Estado por trazer para a cultura popular brasileira a música gaúcha. Atualmente, se apresentam pelo Brasil com o disco Kleiton & Kledir – ao vivo, uma releitura da carreira de sucesso. Produzido pelo inglês Paul Ralphes, o disco recebeu, em 2006, o prêmio TIM de melhor música do ano, na categoria Canção Popular.

A apresentação acontece no auditório Roxinho, às 14h30, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), situado na ilha da Cidade Universitária, campus do Fundão. Entrada franca.

 


Saúde oral do idoso é tema de seminário

fotoA Faculdade de Odontologia (FO) da UFRJ e o Fórum de Ciência e Cultura realizam, no dia 22 de agosto, de 9h às 18h, o seminário Atenção integrada e saúde oral do idoso.

O evento será realizado no salão Moniz de Aragão – avenida Pasteur, 250, campus da Praia Vermelha – e debaterá assuntos no âmbito da odontogeriatria, com coordenação do professor José Augusto Silveira.

Haverá quatro mesas de debates com os seguintes temas: aspectos integrados da gerontologia, geriatria e odontogeriatria; políticas públicas para a 3° idade; aspectos geriátricos: comportamento do idoso, medicamentos e avaliação dos riscos no atendimento odontológico; aspectos odontogeriátricos.

A entrada é franca. Mais informações pelo site do Fórum (www.forum.ufrj.br) ou pelo correio eletrônico beth@forum.ufrj.br.

 


Faculdade de Letras discute a importância de Goethe

fotoA Faculdade de Letras realiza, nos dias 25 e 26 de agosto, o Simpósio Internacional Fausto de Goethe no século XXI, que, pela primeira vez, oferece a interdisciplinaridade através de um diálogo entre Germanística, Sociologia, História e Filosofia. O evento ocorre às 9h, no auditório G2, 2º andar da Faculdade de Letras, localizada na avenida Horácio Macedo, nº 2151, ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

O objetivo do simpósio é apresentar a forma como Goethe, escritor alemão que se destacou durante o Romantismo no século XIX, expôs o mito central da modernidade em seu livro Fausto, uma das obras mais importantes da literatura universal e considerado como símbolo cultural da modernidade. Além disso, o evento se propõe a mostrar a importância atual da obra do escritor.

O evento é dividido em sessões, como Homem, natureza e ciência, Homem, literatura e teatro e Homem, mundo e história, e reúne professores da UFRJ, UERJ e USP. A palestra de abertura é proferida por Eloá di Pierro Heise, da USP, e tem como tema Goethe e Machado em relação dialógica.

As inscrições podem ser feitas através do correio eletrônico fausto2008@uol.com.br.

 


Farmácia inaugura curso de Doutorado

fotoNo próximo dia 18, a Congregação da Faculdade de Farmácia comemora a aprovação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, único na área no Estado do Rio de Janeiro.

A sessão solene conta ainda com a presença da professora Suely Lins Galdino, vice-coordenadora do setor de Farmácia na CAPES, que ministra a palestra Avanços da Pós-graduação na área da Farmácia no Brasil após a cerimônia de abertura.

O evento ocorre às 15 horas, no auditório Hélio Fraga, localizado no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, na ilha de Cidade Universitária, campus do Fundão.

 


Professor norte-americano ministra disciplina sobre cinema na ECO

fotoA UFRJ recebe o professor americano Randal Johnson do departamento de espanhol e português da University of California (UCLA), nos dias 18, 20, 21 e 22 de agosto, para ministrar a disciplina compactada da pós-graduação em Comunicação Social da Escola de Comunicação (ECO) intitulada “Repensando a trajetória do cinema brasileiro – crescimento e crise”, no salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura, no período de 10h às 13h. As aulas são abertas a alunos de pós-graduação de outros cursos e universidades do Rio de Janeiro.

A disciplina pretende promover uma análise da trajetória do cinema brasileiro dos anos 60 até os dias atuais, articulando suas tensões com a TV e lançando as perspectivas e desafios da produção audiovisual.

Johnson, que também ministrará a aula inaugural da Pós-graduação da ECO dia 20 de agosto, é diretor do Latin American Institute da UCLA, sua área de pesquisa abrange literatura e cultura brasileiras, a política cultural e o cinema latino-americano. Concluiu seu doutorado em 1977 pela Universidade do Texas, em Austin, com uma tese sobre Macunaíma, romance moderno escrito por Mário de Andrade e transposto para o cinema por Joaquim Pedro de Andrade, diretor do Cinema Novo. É autor de diversos livros que abordam o universo cultural e o cinema do Brasil, dentre eles Antônio das Mortes, no qual faz uma análise crítica do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol do cineasta brasileiro Glauber Rocha, e Literatura e cinema - Macunaíma: do Modernismo ao Cinema Novo, onde aponta as heranças e influências do Modernismo no Cinema Novo.

O Fórum de Ciência e Cultura se localiza no Palácio Universitário do campus da Praia Vermelha, na avenida Pasteur, 250, 2° andar, Urca.