• Edição 216
  • 12 de agosto de 2008

No Foco

UFRJ inaugura Restaurante Universitário na Letras

Vanessa Sol

foto no foco

Após ficar 16 anos com seus bandejões fechados, a UFRJ vai inaugurar, no próximo dia 14 de agosto, um dos primeiros refeitórios que compõem sua Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN-UFRJ): o Refeitório Satélite da Letras – um projeto piloto do que será o Restaurante Universitário central (RU), ainda em construção, ao lado do prédio da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD). O projeto, desenvolvido pela Comissão de Implantação do Sistema de Alimentação da UFRJ, prevê a produção e distribuição de refeições à comunidade acadêmica.

Na primeira etapa da implantação do projeto, a refeição será produzida por uma empresa, escolhida através de processo licitatório, e transportada em hotboxes (caixas com acondicionamento térmico) para o refeitório. Inicialmente, serão oferecidas 500 refeições diárias. Segundo a nutricionista e integrante da comissão, Nádia Pereira de Carvalho, nesta fase não haverá a produção de refeição no restaurante, mas, no futuro, a alimentação será preparada na cozinha industrial do Restaurante central. “Além do RU central, está prevista a construção de refeitórios satélites, semelhante ao da Faculdade de Letras. A idéia é produzir toda a alimentação na cozinha do Restaurante central e depois levá-la para os satélites”, afirma a nutricionista.

A alimentação será subsidiada pela universidade e o público-alvo do restaurante, neste primeiro momento, são os estudantes da UFRJ, que, para adquirir o direito de almoçar no refeitório, terão de apresentar a carteirinha de estudante com foto e pagar a quantia de dois reais. Para Nádia, a medida visa democratizar a utilização do espaço e criar regras de uso e convivência.

O Refeitório da Letras, uma antiga reivindicação dos estudantes da Faculdade de Letras (FL), visa cobrir o atraso nas obras do RU Central. Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3), professor Carlos Antônio Levi, a decisão de inaugurar o refeitório da Letras foi uma excelente alternativa ao atraso das obras do Restaurante central. “Desta maneira, temos uma alternativa para começar brevemente a oferta de refeições de qualidade a preços acessíveis aos estudantes da UFRJ, sobretudo na FL que é um local dependente deste apoio”, enfatiza Levi, afirmando ainda ser esta uma das ações da política de assistência estudantil. Ele acredita que este é o primeiro passo e será necessário se consolidar e expandir as ações a fim de que toda a comunidade acadêmica seja contemplada.

A decisão de tornar o antigo restaurante em um refeitório da UAN foi tomada em conjunto pelo diretor da FL, professor Ronaldo Lima Lins, pela Comissão de Implantação do Sistema de Alimentação da UFRJ, pelos estudantes e pela Reitoria. As obras do local foram realizadas atendendo às exigências da Vigilância Sanitária e seguindo as diretrizes técnicas do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da UFRJ, que integra a comissão do projeto.

Ronaldo Lima Lins ressaltou que a construção do refeitório na unidade atende às demandas dos estudantes que, em muitos casos, são carentes de recursos financeiros e precisam do auxílio para fazer refeições adequadas com preços justos. “Sem dúvida, atenderá até as emoções dos alunos da Letras. É o alimentar afetivo”, finaliza Ronaldo.

A nutricionista Nádia salienta que a concepção do Restaurante Universitário tanto contempla a importância da assistência aos estudantes como inova trazendo a concepção técnico-científica na produção de refeições, incentivando e envolvendo parcerias com variadas áreas acadêmicas. “Nosso RU é produtor de refeições e produtor de conhecimento”, declara Nádia, com orgulho.

A inauguração do Restaurante central está prevista apara acontecer no mês de outubro.