• Edição 207
  • 10 de junho de 2008

Ponto de Vista

Empresa Júnior na UFRJ

Raquel Gonzalez

imagem ponto de vista

O Movimento Empresa Júnior nasceu da  necessidade de complementação prática para o conhecimento obtido na faculdade e está em crescimento no país. O conceito de “Empresa Júnior”, segundo a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, é uma associação civil, sem fins lucrativos –  constituída por alunos de Graduação – que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e para a sociedade em geral, sob a supervisão de professores e profissionais especializados.

A UFRJúnior – representante das Empresas Júniores frente à Universidade – tem como principal objetivo divulgar as empresas já existentes, orientar o fomento de novas e difundir o empreendedorismo do projeto. Para isso, torna-se importante informar os alunos sobre a existência do movimento na UFRJ, principalmente àqueles que buscam inserção no mercado de trabalho. Com o crescimento das Empresas Juniores, haveria o potencial de promoção institucional em atividades certificadas pelo MEC, como o Desafio Sebrae.

O Olhar Virtual conversou com Caroline Alves, integrante da diretoria de Marketing da Insight - Consultoria  em Psicologia da UFRJ, para saber a importância da Empresa Júnior para os alunos da universidade e como funciona uma empresa desse tipo.

Olhar Virtual: Qual a importância da Empresa Júnior para os alunos da universidade?

A Empresa Júnior é uma ferramenta de fomento do espírito empreendedor dentro da universidade. Ela fornece instrumentos para que o aluno possa desenvolver competências para a vida profissional e pessoal, sem, no entanto, sofrer a pressão exacerbada impregnada na competitividade.

A imersão primeira no mercado de trabalho via uma Empresa Júnior possibilita ao estudante universitário aquilo que seria um dos grandes objetivos da universidade: a visão do todo, de modo não restrito à teoria. Nesse sentido, a aprendizagem provém principalmente da experiência prática.

Olhar Virtual: Quais as medidas a serem tomadas para que o Movimento Empresa Júnior (MEJ) se consolide em todos os cursos da UFRJ? Qual a importância da divulgação nesse sentido?

Existem medidas já tomadas pelo MEJ como a criação da UFRJr e a aproximação com a agência de inovação da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2).  Há, na UFRJr., a Coordenação de Empreendedorismo da UFRJr., que tem como objetivo fomentar a criação de mais empresas juniores nos demais cursos. A aproximação com a agência de inovação tecnológica possibilitou a sondagem de disciplinas na área de empreendorismo oferecidas pelos cursos de Graduação e a acessibilidade dos alunos às mesmas.

No entanto, existem ainda barreiras a serem superadas, tais como a falta de apoio de professores dos diversos cursos, a burocratização para o processo de reconhecimento institucional de uma empresa júnior pela sua respectiva unidade e a falta de espaço físico fundamental para o desenvolvimento das suas atividades.

A comunicação é importante para ressaltar a importância da criação de empresas juniores e o resultado positivo proveniente disso; além disso, exterioriza as dificuldades e abre espaço para o surgimento de soluções.

Olhar Virtual: Qual o principal objetivo de uma Empresa Júnior?

Formar jovens com visão empreendedora.

Olhar Virtual: Como surgiu a idéia para criação da Insight Consultoria em Psicologia da UFRJ? Como funciona a empresa?

Um grupo de alunos teve a iniciativa de criar a empresa a partir da necessidade de uma experiência em gestão empresarial, de uma complementação acadêmica através do exercício prático da área de atuação pelo desenvolvimento de uma atitude empreendedora.

A empresa é dividida em 5 diretorias: Diretoria de Marketing, Diretoria de Recursos Humanos, Diretoria de Projetos, Diretoria Administrativo-Financeira e Presidência. A gestão é de forma horizontal, onde todos são gestores, ou seja, têm participação ativa no processo decisório. Nesse sentido, além do desenvolvimento de competências específicas da área de Gestão de Pessoas pela prestação de serviços, possibilita a cada membro uma interdisciplinaridade em outras áreas do conhecimento que não as exclusivas da Psicologia.

Olhar Virtual: Qual o perfil do cliente da Insight?

O perfil do cliente da Insight é diversificado, desde parceiros institucionais como outras Empresas Juniores e médias empresas.

Olhar Virtual: Qual a relevância do empreendedorismo na formação profissional dos alunos?

O desenvolvimento do espírito empreendedor na formação profissional dos alunos é relevante à medida que os transforma em agentes de mudança em suas próprias vidas. Nesse sentido, o empreendedorismo emerge como um diferencial que os tornará pessoas que criam suas próprias oportunidades.

.