• Edição 200
  • 24 de abril de 2008

Agenda

Celso Amorim e Niemeyer na UFRJ

foto

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) recebe, no próximo dia 25 de abril, o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para proferir a conferência “Criação e Inovação na Política Externa Brasileira”. O objetivo do evento é mostrar como o desenvolvimento do Brasil é visto pelos outros países.

Direcionada à toda comunidade acadêmica, a conferência traz como convidado especial o arquiteto Oscar Niemeyer. O evento, parte das atividades de comemoração dos 45 anos da Coppe, ocorre às 11h no Bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, ilha da Cidade Universitária, no Fundão.



Violência doméstica e música em foco no Fórum

foto

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ) em parceria com a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ) promovem no dia 25 de abril o seminário "Dinâmica familiar e a violência doméstica contra a criança e o adolescente". Entre os palestrantes estão os professores da UFRJ Mário Marques e Ana Lúcia Ferreira.

Os temas a serem discutidos são: "A criança e os diferentes modelos familiares"; "Conhecendo o contexto familiar nas situações de violência doméstica contra criança e o adolescente"; "Dinâmica familiar: algumas situações desafiadoras para o profissional de saúde" e "A família disfuncional e sua relação com a violência contra a criança e o adolescente".

A presença no evento confere pontuação para a Certificação de Atualização Profissional da SOPERJ. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (21) 2531-3313 e 2531-3314, das 9h às 17h ou na sede da SOPERJ: rua da Assembléia, 10, sala 1812, Centro – RJ.

O evento ocorre no salão Pedro Calmon das 8h às 18h, no campus da Praia Vermelha, av. Pasteur 250, 2° andar.

Já no dia 28 de abril, é a vez de mais uma apresentação do projeto Música no Fórum encantar a comunidade acadêmica. Um duo de flauta e piano, com Eduardo Monteiro e Nadge Breide, fará tributo a Schubert. O recital vai ser comentado ainda pela professora Valéria Bertoche.

A apresentação acontece das 9h às 21h, no salão Dourado do Fórum.


Clarice Peixoto no Imagens do envelhecimento

foto

Depois de receber o cineasta Eduardo Coutinho, o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) abre as portas para Clarice Peixoto, no ciclo de debates "Imagens do envelhecimento". Após a exibição do documentário "Em busca do pequeno paraíso", ela conversa com os presentes a respeito da obra.

O evento está marcado para as 17 horas, do dia 25, na sala 109 do IFCS – largo de São Francisco nº1, Centro. A entrada é franca.


Tecnologias e tratamento de resíduos

foto

A Coppe realiza, entre os dias 28 e 30 de abril, o II Simpósio Internacional de Tecnologias e Tratamento de Resíduos. Quem organiza o encontro é Cláudio Mahler, coordenador dos cursos de Pós-graduação da Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ e diretor de Administração e Finanças da FAPERJ.

O evento é direcionado a pesquisadores, técnicos e estudantes universitários e sua finalidade é proporcionar a troca de informações, mostrar o que o Brasil tem feito para tratar os resíduos sólidos e permitir o acesso a tecnologias que podem ser utilizadas no tratamento desses detritos.

Cláudio Mahler é graduado em engenharia civil e tem experiência principalmente nas áreas de resíduos sólidos, solos não saturados, solos contaminados, tratamento e recuperação dos solos, aterros e permeabilidade.

O Simpósio começa às 9h e oferece em sua programação, palestras e debates durante todo o dia. Quem quiser participar deve efetuar sua inscrição através desse link http://www.sittrs.ufrj.br.