• Edição 198
  • 08 de abril de 2008

Agenda

Feira de estágios de 2008

foto

O Caça-Talentos UFRJ, feira de estágios organizada anualmente pela UFRJ, acontece este ano nos dias 15, 16 e 17 de abril na Praia Vermelha (no campinho) e nos dias 6, 7 e 8 de maio no campus do Fundão, no hall do Centro de Tecnologia, localizado na avenida Athos da Silveira Ramos, nº 149.

O evento apresentará aos alunos da graduação de diversas áreas mais de duas mil oportunidades de estágio. Além disso, as empresas expositoras também realizarão palestras destinadas aos estudantes. Para mais informações, visite o site www.talentosufrj.com.br ou ligue para 2215-4588.




Conferências e lançamento de DVD no Fórum de Ciência e Cultura

foto

Nos dias 9, 10 e 11 de abril, o Fórum de Ciência e Cultura recebe a Pré-conferência brasileira para a 33ª Conferência Global de Bem-estar Social. O evento, realizado pela Escola de Serviço Social (ESS), reunirá participantes para a elaboração de um documento dirigido à conferência global, a ser realizada nos meses de junho e julho de 2008, em Tours, na França. A pré-conferência acontece das 8h às 19h, nos salões Pedro Calmon, Dourado, Moniz de Aragão, Vermelho e no átrio. Mais informações pelo telefone 3873-5379.

Ainda no dia 10, será realizado no salão Pedro Calmon, das 17h30 às 20h30, mais um encontro da Coordenação de Programas de Estudos Avançados (COPEA-UFRJ). Nesta quinta-feira, o conferencista Mário Baibich (UFRGS) proferirá uma palestra com o tema O prêmio Nobel de Física de 2007. O evento, apoiado pelo CNPq e pela Academia Brasileira de Ciências, é gratuito.

Já no dia 11 acontece o lançamento do DVD Preparações e tarefas, com a obra da artista brasileira Letícia Parente. Com o apoio da Petrobrás, o Núcleo de Cultura e Tecnologia da Imagem da Escola de Comunicação (N-IMAGEM, ECO/UFRJ) reuniu a produção de Letícia em DVD. A partir das 13h, os professores André Parente, Luiz Cláudio da Costa e Kátia Maciel realizarão uma conferência para falar sobre a obra da videoartista. O evento será realizado no salão Moniz de Aragão, das 13h às 21h. Outras informações podem ser obtidas com o professor André Parente (ECO) pelos telefones 2259-9257 e 8732-8263.

Nos dias 15 e 16, os salões Moniz de Aragão, Dourado, Vermelho e o átrio recebem, das 8h às 17h, o II Seminário de memória documentação e pesquisa: “Universidade e seus lugares de memória”.

O objetivo do encontro acadêmico é promover a difusão de pesquisas no âmbito da história e da memória da UFRJ. A realização do evento é do projeto Memória SiBI/UFRJ. Programação e inscrições estão disponíveis no site www.sibi.ufrj.br. Mais informações com Antonio José no telefone 8757-1877 (ramal 122)


5ª Semana Fluxo de Engenharia

foto

Entre os dias 8 e 11 de abril, a Fluxo Consultoria, empresa júnior da Escola Politécnica da UFRJ, realiza a 5ª edição da Semana Fluxo de Engenharia no Centro de Tecnologia. Este ano, o tema "Engenheiro, o profissional em todas as áreas: da tecnologia ao mundo dos negócios" pretende oferecer aos alunos uma visão mais ampla das áreas em que um engenheiro pode trabalhar. O evento contará com palestras de engenheiros de destaque no mercado, como Ronaldo Baloni (gerente geral da Fábrica da Danone de Poços de Caldas – MG) e Carlos Henrique Morandini (gerente da Casa da Moeda do Brasil).

A inscrição para a Semana — com valor simbólico de R$ 5 ou 2 quilos de alimento não perecível — pode ser feita na Fluxo Consultoria (Bloco A – 2º Andar do CT) ou em stands localizados nos blocos C, F e H, das 9 às 17 horas.

A arrecadação será doada para alguma instituição ainda não definida pelos organizadores.

Confira a programação da 5ª Semana Fluxo de Engenharia no site http://www.fluxo.poli.ufrj.br/semanafluxo/evento.htm.


UFRJ recebe a visita de Benedita da Silva

foto

Fruto de um Convênio Geral de Cooperação Acadêmica e Intercâmbios Técnicos, Científicos e Culturais firmado entre a UFRJ e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) no fim do ano passado, a universidade realiza, nesta quarta-feira (9/4), o Seminário projeto de inclusão social - Vila residencial da UFRJ, Centros Comunitários de Defesa da Cidadania, Centros de Referência da Juventude. O objetivo do evento, que contará com a participação do reitor Aloísio Teixeira e de Benedita da Silva, secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, é realizar um debate sobre responsabilidade do Estado e da Universidade na defesa da cidadania.

O seminário acontece das 9 às 18 horas no salão Nobre da Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), localizado na avenida Athos da Silveira Ramos – Ilha do Fundão, Cidade Universitária.



Aula Inaugural em Macaé

foto

Nesta quinta-feira (10/4), às 18h30, o magnífico reitor da UFRJ, professor Aloísio Teixeira, proferirá a Aula Inaugural do Complexo Universitário de Macaé sobre o tema A universidade pública brasileira e os desafios do século XXI.

O evento será realizado na Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC), localizada na rua Aluísio da Silva Gomes, nº 50, Granja dos Cavaleiros – Macaé – RJ.



COPPE debate agroenergia e inclusão social

foto

O Instituto Virtual de Mudanças Globais (IVIG) da COPPE promove, às 14h desta quarta-feira (9/4), a conferência Agroenergia e inclusão social. Participam do evento o engenheiro agrônomo Jean Medaets (representante do Ministério de Minas e Energia) e o economista René Louis de Carvalho, professor da UFRJ, que discutirão a relação entre produção de alimentos e energia, considerando a sustentabilidade como fator de inclusão social e desenvolvimento regional.

A conferência, que acontece no auditório do IVIG (prédio anexo ao Centro de Tecnologia, na Ilha do Fundão) será mediada pelo diretor da COPPE, Luiz Pinguelli Rosa, e terá transmissão ao vivo pelo site do IVIG, http://tv.ivig.coppe.ufrj.br.


UFRJ em Vídeo

foto

O surto epidêmico de dengue no município do Rio de Janeiro está preocupando tanto a população quanto entidades públicas. A virose que já se caracterizou como nociva ao homem tem sido também um sério problema de saúde pública não só no Brasil, mas em vários outros países tropicais.

Aproveitamos este momento em que a dengue tem sido muito discutido no estadp para informar melhor a população, tirar dúvidas sobre o assunto e expor ações que estão sendo realizadas aqui na UFRJ e no município.

Acesse www.webtv.ufrj.br

 

 

Anteriores