• Edição 187
  • 11 de dezembro de 2007

Agenda

Livro sobre Simón Bolívar na UFRJ

foto

A Embaixada da República Bolivariana da Venezuela no Brasil lançará, na próxima segunda-feira, dia 17 de dezembro, o livro Simón Bolívar — o libertador. O objetivo principal da iniciativa é difundir, junto ao povo brasileiro, a vida, o pensamento e a obra de Bolívar, líder revolucionário responsável pela independência de diversos territórios da América Latina.

O lançamento acontecerá às 15h, no salão Pedro Calmon, que fica na avenida Pasteur, 250, 2º andar.

 


Energia hidrelétrica na Região Amazônica

foto

O Grupo de Estudos do Setor de Energia Elétrica (GESEL) do Instituto de Economia da UFRJ promove, no dia 13 de dezembro, a partir das 9  horas, o seminário Análise dos resultados do leilão do rio Madeira, com o objetivo de avaliar as implicações da unidade hidrelétrica de Santo Antônio, considerada, segundo os organizadores do evento, um marco no processo de reestruturação do setor elétrico brasileiro e do avanço da fronteira elétrica no aproveitamento do potencial hidrelétrico da Região Amazônica.

O Seminário acontece na Casa da Ciência da UFRJ, localizada na rua Lauro Muller, nº3 – Botafogo.  Inscrições e mais informações pelos telefones (21) 3873-5249 e 2541-8148 ou pelo e-mail ifes@race.nuca.ie.ufrj.br.


VII Mostra de Teatro da UFRJ

foto

Desde 9 de novembro, a comunidade universitária vem sendo presenteada com apresentações teatrais da mais alta qualidade através da VII Mostra de Teatro da UFRJ, evento que reúne projetos experimentais dos formandos do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação (ECO) e o projeto de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação (CAp/UFRJ).

Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, será a vez de Sarapalha, peça de João Guimarães Rosa adaptada por José Ferro e dirigida por Luciana Brumm, encantar o público acadêmico. Já nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, estreará nos palcos universitários a peça Mundo grampeado, uma ópera tecno-tosca, de Marcus Galinha.

As apresentações ocorrem às 20h, na sala Oduwaldo Vianna Filho da ECO, localizada na avenida Pasteur, 250, fundos, Praia Vermelha. A entrada é franca, com distribuição de senhas uma hora antes dos espetáculos.


IPPUR e IESC discutem saúde urbana

foto

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ) promovem, nos dias 13 e 14 de dezembro, o seminário Saúde urbana: desafios e possibilidades.

Os secretários municipais de saúde do Rio de Janeiro e de Niterói estarão presentes ao evento, que conta também com a participação de David Vlahov, da Academia de Medicina da Universidade de Nova York, e representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Oswaldo Cruz.

O evento acontece no salão Pedro Calmon, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, das 9 às 17 horas. A entrada é franca.



Design e projetos comunitários

foto

Na próxima sexta-feira (14), a Escola de Belas Artes (EBA) realizará a palestra “Design e Inovação”, na qual docentes e alunos bolsistas vão apresentar pesquisas e trabalhos sobre a aplicação do design em empreendimentos populares.

O evento acontece das 18h às 21h no salão Pedro Calmon, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: andrea@eba.ufrj.br.


Palestra debate teorias de Administração e Enfermagem

foto

O Serviço de Desenvolvimento (SERDES-DEN) oferece a palestra Teorias da Administração e suas aplicações nos modelos assistenciais de Enfermagem, voltada para enfermeiros e acadêmicos de enfermagem.

A palestra será ministrada pela profª. Marluce da Conceição, da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN-UFRJ), no dia 18 de dezembro, às 10h, no auditório Halley Pacheco, 8º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho


UFRJ em vídeo

foto

Na UFRJ em vídeo dessa semana você vai ver: Convênio da UFRJ com o SINDMAR (Sindicato dos Oficiais de Marinha Mercante) que envolveu a construção do Centro de Simulação Aquaviária no Rio de Janeiro. Saiba como funciona essa parceria. O Capital de Karl Marx completou 140 anos e para comemorar essa data foi realizado um seminário no Fórum de Ciência e Cultura para discutir a obra. Programa de Assistência Integral à Pessoa Idosa disponibiliza médicos, dentistas, psicólogos e oferece oficinas, atividades de lazer e integração para pessoas com mais de sessenta anos.

Acesse www.webtv.ufrj.br