• Edição 185
  • 27 de novembro de 2007

Tome Nota

Programa de Assistência à Gestante HIV Positiva

imagem tome nota

Para o combate e a prevenção da transmissão do vírus HIV, a Universidade Federal do Rio de Janeiro conta com um projeto pioneiro relacionado à doença. É Programa de Assistência à Gestante HIV Positiva desenvolvido pelo Instituto de Peuricultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG- UFRJ). Através do projeto é feito um trabalho de prevenção da transmissão vertical do vírus e seu tratamento precoce, evitando que a mãe infectada passe a doença ao bebê.  Além disso, profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, são treinados para implementar projetos de pesquisa para avaliar as estratégicas de prevenção da transmissão perinatal do HIV.

O  Programa recebe por mês cerca 50 gestantes em acompanhamento regular e é uma referência em tratamento no Rio de Janeiro. A enfermeira Iraína Fernandes, que trabalha no projeto, explicou que o tratamento prevê assistência a todas as fases da gestação. Segundo ela, “o mais importante é que seja feito um pré-natal desde o início da gravidez, pois, quanto mais cedo a descoberta da doença, maiores as chances de ela não ser transmitida à criança”.

Iraína afirma que nunca é tarde para começar o tratamento, pois o Programa prevê auxílio em todas as fases da gestação, mesmo após o nascimento. “O recém nascido é acompanhado na pediatria, até que se confirme que a criança não recebeu o vírus da mãe", esclarece a enfermeira.

O atendimento do Programa de Assistência à Gestante HIV Positiva acontece as segundas e quartas-feiras, das 8 às 12 horas, no IPPMG, localizado no Campus do Fundão.

 

Anteriores