• Edição 178
  • 02 de outubro de 2007

Agenda

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

foto

Entre os dias 3 e 6 de outubro, acontecerá a quarta edição da  Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema é a Terra. Na UFRJ, as atividades serão realizadas no hangar da Cidade Universitária, onde as pesquisas acadêmicas realizadas na instituição estarão representadas por alguns dos programas e projetos de pesquisa e extensão que buscam a preservação e a conservação do planeta. O evento, realizado anualmente pelo Ministério da Ciência e  Tecnologia, em parceria com as instituições de ensino e pesquisa, visa difundir a inovação tecnológica entre a população.

Durante a Semana, o hangar, sede do Núcleo Interdisciplinar UFRJmar, será transformado em um grande centro de exposições, com direito a espetáculos teatrais, muro de escalada e oficinas. Entre elas, uma oficina de produção de pequenas embarcações, mostrando diferentes formas de construir modelos náuticos assim como as vantagens e desvantagens de cada um. Haverá também passeios de barco pela região e o público receberá noções básicas de vela, podendo assumir o comando da embarcação sob a supervisão do instrutor.

Outro parceiro na difusão da ciência e tecnologia é a COPPE, que vai abrir as portas do Laboceano, um laboratório que possui o mais profundo tanque oceânico do mundo.

As inscrições para a programação da UFRJ podem ser feitas pelo telefone: 2598-1892. Confira a programação completa da Semana na UFRJ em www.pr5.ufrj.br/snct.


Programação do Forum de Ciência e Cultura

foto

Ciência, Saúde, Arte e comemorações. Eventos diversificados marcam a semana do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC/UFRJ).

Raul Mourão é o artista convidado desta semana para “O que é arte contemporânea?”, que conta com a presença de artistas, críticos e estudiosos da Arte Contemporânea. O seminário será realizado no dia 3 de outubro, de 13 às 15 horas, no Salão Moniz Aragão.

No dia 4 de outubro a cientista Belita Koiller será conferencista da Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ – Copea, em evento sobre “A Computação na Nanoescala” e os estudos realizados na busca do computador quântico. A palestra será realizada no Salão Pedro Calmon, às 17h30.

Nos dias 5 e 7 de outubro será realizado o “Gestar, Parir e Nascer Naturalmente Humanizados”, pela Escola de Enfermagem Ana Nery, um ciclo de palestras sobre a gestação, para orientar as grávidas sobre cuidados a serem tomados e os profissionais da área como realizar um atendimento mais humanizado, oferecendo menos riscos à mãe e ao bebê. O evento será distribuído entre os Salões Moniz Aragão, Dourado e Vermelho, de 8 às 18 horas.

A XIII Semana de Planejamento Urbano e Regional, com o tema “Espacialidades e temporalidades no desenvolvimento nacional: dilemas e desafios do planejamento do Estado e da ação social”, evento em comemoração dos 35 anos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ – IPPUR, acontece até sexta, no Salão Pedro Calmon, das 9 às 19 horas.

O FFC fica na Avenida Pasteur, 250, 2° andar – Praia Vermelha.

Programação completa do Forum em : www.forum.ufrj.br

Centro Cultural Prof. Horácio Macedo

foto

A Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ realiza, entre os dias 26 a 28 de novembro, o 4º Congresso de Extensão da UFRJ, no Centro Cultural Horácio Macedo, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – Cidade Universitária.

A apresentação de trabalhos no Congresso é obrigatória aos coordenadores e estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UFRJ), sendo facultativa aos demais docentes, estudantes e técnicos-administrativos da instituição.

As inscrições de trabalhos foram prorrogadas até o dia 7 de outubro no site www.pr5.ufrj.br. A comissão avaliadora aceitará a inscrição de trabalhos com referência exclusiva a programas e/ou projetos ligados à extensão da UFRJ, conforme as seguintes áreas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, trabalho, tecnologia e produção.


UFRJ comemora 100 anos de Caio Prado Júnior

foto

A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em conjunto com o Laboratório de Estudos Marxistas José Ricardo Tauile (LEMA), o laboratório de Economia Política da Saúde (LEPS) e o Instituto de Economia, promoverá os 100 anos de Caio Prado Jr., em comemoração ao centenário de nascimento do historiador paulista que se notabilizou ao longo de sua trajetória intelectual e política como um dos maiores intérpretes do Brasil.

O evento acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro, no salão Pedro Calmon, localizado no Palácio Universitário da UFRJ (campus da Praia Vermelha, avenida Pasteur, 250, 2º andar, Urca).

A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade. Não será preciso fazer inscrição.

Na programação constam mesas de debate sobre a vida e obra do autor, a formação sócio-econômica do Brasil, o pensamento político, a historiografia nacional e a questão agrária. Nomes de peso da universidade brasileira, como Aloísio Teixeira (reitor da UFRJ), Francisco de Oliveira (FFCH/USP), Plínio de Arruda Sampaio Jr. (IE/UNICAMP), Bernardo Ricupero (FFLHC/USP), Gildo Marçal Brandão (FFLHC/USP), José Paulo Netto (ESS/UFRJ), Paulo Teixeira Iumatti (IEB/USP), Marcio Henrique de Castro (BNDES) e Rubem Murilo Leão Rego (IFCH/UNICAMP) já confirmaram presença. Confira a programação completa no site: www.ufrj.br/noticias.

Para mais informações, contatar os membros da comissão organizadora: profª Maria Malta (Instituto de Economia/UFRJ), mariammalta@yahoo.com.br,  (21) 9641-2695 e Rodrigo Castelo Branco (membro do Laboratório de Estudos Marxistas - LEMA), rodrigo.castelo@gmail.com , (21) 8870-1917.


Encerram se inscrições para Mestrado em Administração da UFRJ

foto


Termina no dia 5 de outubro o recebimento de inscrições para o Programa de Mestrado do Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead/UFRJ). O programa está rankeado entre os cem melhores do mundo, segundo publicação do Financial Times (está em 62° na colocação).

O programa gratuito tem duração de dois anos, e exige elevada carga de trabalho por parte de seus alunos. Estes poderão, inclusive, ganhar bolsas de estudos e participar de programas de intercâmbio com escolas parceiras do Instituto no exterior.

O Edital Mestrado 2008, o formulário de inscrição e mais informações sobre o curso encontram-se na página eletrônica do Instituto Coppead. Clique e confira.

 


Encontro Saúde e Educação para a Cidadania

foto

A Coordenação de Extensão do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro convida para participar do Encontro Saúde e Educação para a Cidadania, a realizar-se no dia 10 de outubro de 2007, a partir das 8h e 30 min, no Auditório Paulo Rocco – Bloco K – CCS/UFRJ - SUBSOLO.

O Encontro tem como objetivo possibilitar o intercâmbio com as Secretarias Municipais de Educação, Ambiente e Saúde do Rio de Janeiro e organizações da sociedade civil, trabalhando a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade Saúde e Educação.

A participação das Instituições possibilitará o conhecimento da produção acadêmica de extensão das diversas unidades do Centro de Ciências da Saúde, assim como favorecerá o diálogo entre as diversas instituições participantes a fim de que a Universidade possa colaborar com a melhoria da Educação Básica e conseqüentemente, construirmos coletivamente a melhoria da qualidade de vida de todos nós.

Para conferir a programação do evento e realizar a inscrição: www.pr5.ufrj.br

Maiores informações com a Coordenadora de Extensão do CCS Prof.ª Diana Maul de Carvalho. Tel: 2562-6704.

Pós-moderernismo: a arte na cena contemporânea

foto


O Centro de Letras e Artes (CLA) da UFRJ realizou, em 2006, o curso O século XX e suas interfaces: arte e cultura no Brasil, traçando um panorama das diversas manifestações artísticas que consolidaram o pensamento moderno no Brasil. A continuar o debate, o CLA promoverá, às quartas-feiras, de 3/10 a 14/11, o curso Pós-modernismo: a arte na cena contemporânea, abordando de forma multidisciplinar e crítica a produção artística pós-moderna.

O ambiente da pós-modernidade é marcado por algumas características norteadoras de sua produção artística, o distanciamento da política e dos problemas sociais, a perda de referência histórica, a multiplicidade de temas e abordagens. Ruptura, vanguarda, manifesto e projeto coletivo deixaram de fazer parte do discurso pós-moderno. Em seu lugar, desconstrução, subjetividade, entretenimento.

Na cena contemporânea, quais caminhos trilharam as artes visuais, a arquitetura, a literatura, a música? Quais seus desafios, impasses, perspectivas?

Horário: 14 às 17h

Local: Salão Azul — Prédio da Reitoria, Térreo

O curso é gratuito, aberto a estudantes, docentes, técnico-administrativos da Universidade e público externo com formação de 2º grau.

 


XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural

foto


Entre os dias 9 e 11 de outubro, no auditório do Centro de Tecnologia, alunos da graduação e da pós apresentam seus trabalhos na XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JIC2007), organizada pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2),. Como em suas outras edições, a jornada busca uma integração entre os graduandos e pós-graduandos, promovendo a exposição e a discussão dos trabalhos apresentados. Para os interessados em conferir as apresentações, as sessões serão abertas às 9 horas. As premiações serão feitas na sessão de encerramento, no dia 22 de novembro, a partir das 9 horas, também no Auditório do CT.








UFRJ em vídeo

foto

Na UFRJ em Vídeo desta semana, você vai ver a entrevista com João Araújo de Moura, funcionário da universidade, cantor e compositor. Esta matéria faz parte de uma série de reportagens que faremos sobre os Artistas Populares da UFRJ. Saiba mais sobre as medidas adotadas pela Prefeitura Universitária para conter os assaltos dentro da Cidade Universitária. Transtorno bipolar, você sabe o que é? Conheça os sintomas desta doença e o tratamento oferecido pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ - IPUB. Se você ainda não se programou para a semana, fique de olho no Circuito UFRJ, que traz informações dos eventos que acontecem na universidade.

Agora, na UFRJ Em Vídeo.

Acesse www.webtv.ufrj.br