• Edição 173
  • 28 de agosto de 2007

Tome Nota

NCE oferece serviço de telefonia gratuita

imagem tome nota

O Laboratório de Voz sobre IP do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE/UFRJ) oferece a todo corpo docente e discente da universidade um serviço de telefonia gratuita através do qual o usuário pode efetuar e receber chamadas telefônicas através do computador como se este fosse um telefone convencional. O serviço está disponível para quem possui acesso à intranet da universidade e é limitado apenas pelo número de ramais disponibilizados.

O serviço habilita um computador conectado à Internet, com a facilidade multimídia headset (microfone e fone de ouvido integrados), a ser configurado para operar como um telefone IP registrado na UFRJ. O software segue a mesma linha do consagrado Skype, com o diferencial de ser gratuito.

A telefonia IP na UFRJ faz parte do serviço Fone@RNP, que implanta a arquitetura VoIP (Voz sobre IP) entre instituições de ensino e pesquisa no País, permitindo que telefones IP possam estabelecer chamadas pela Internet. As chamadas somente poderão ser destinadas à rede de telefonia pública de cidades onde o serviço Fone@RNP estiver presente.

Mais informações: www.intranet.ufrj.br.