• Edição 164
  • 26 de junho de 2007

Tome Nota

Adote Seu Passado, Abrace seu Futuro

imagem tome nota

A Biblioteca Eugênio Gudin (BEG), uma das mais antigas e completas do Rio de Janeiro, está fazendo a campanha Adote Seu Passado, Abrace seu Futuro para arrecadação de fundos para aprimorar seus serviços Nos seus 68 anos, a biblioteca possui um acervo com mais de 60 mil obras. Por isso, o grande diferencial é a idade das obras, como a coleção completa de periódicos datados de 1900, a qualidade e o acesso universal à sua coleção.

A antiga Universidade do Brasil foi um dos primeiros centros de ensino e pesquisa em Economia, Administração e Ciências Contábeis e formou um quadro de profissionais que se destacam na história brasileira. A Biblioteca Eugênio Gudin é uma das primeiras especializadas nestas áreas no país, sendo referência para outras bibliotecas, já que os acervos são compartilhados.

Ela atende alunos de graduação, mestrado e doutorado, pesquisadores e outras instituições. Em apenas cinco anos, o número de usuários externos do acervo e das instalações passou de 13% para 20% do total cadastrado. Este ano, passa também a atender também ao novo Curso de Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, que começa as atividades letivas no segundo semestre.

O dinheiro arrecadado pela Campanha “Adote seu Passado, Abrace o Futuro” será destinado às seguintes melhorias:

- Equipar a BEG para dinamizar e ampliar a oferta de computadores para consulta on-line local, empréstimo e reserva informatizada em suas dependências

- Instalação de um eficiente sistema de climatização e de segurança para promover de maneira eficiente a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, além de contribuir para uma ampla formação cultural e científica da comunidade acadêmica.

- Oferecer melhores condições de produção e acesso a outras bases de dados para otimizar o Processo Técnico do material bibliográfico

Os interessados — pessoa física ou jurídica — podem participar através de doações à Gerência de Fomento e Doações da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB). Vale destacar que a doação pode ser deduzida no Imposto de Renda.

Para esclarecer dúvidas, a biblioteca disponibiliza os telefones 3873-5230/5240/5241 e o e-mail: biblio@ccje.ufrj.br.