• Edição 162
  • 12 de junho de 2007

Cursos e Palestras

Mobilização política, hoje é tema de palestras

Imagem 1

"Mobilização política, hoje" será tema de palestras a serem realizadas no dia 15 de junho de 2007, sexta-feira, no horário de 9h às 12h, no Auditório da Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ), à avenida Pasteur, 250, fundos, Campus da Praia Vermelha. O evento, que faz parte do Ciclo de Debates Interlocuções: Serviço Social e Cultura, tem a Coordenação Geral da professora Andrea Moraes.

Destinado aos estudantes da pós-graduação, da graduação, profissionais, servidores e militantes, o acesso é gratuito, sendo as inscrições feitas no local. Serão fornecidos certificados para os presentes.

Os palestrantes são: Leilah Landim da Escola de Serviço da UFRJ; Serafim Fortes Paz, diretor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Aercio de Oliveira, militante do Movimento Social da Baixada Fluminense. A coordenação da mesa é da professora Sara Nigri Goldman da ESS/UFRJ.


Escola de Química oferece cursos de extensão

Imagem 1

A Escola de Química (EQ/UFRJ) realizará dois cursos de extensão: Reciclagem de Plásticos e Técnicas de Remediação de Solos e Águas Contaminadas. Abaixo, informações detalhadas de cada curso.

Reciclagem de Plásticos: 22 e 23 de junho de 2007

Objetivos: Apresenta os aspectos envolvidos no projeto, operação e administração de uma recicladora de plástico, visando a capacitação para a escolha e implantação de um empreendimento ambientalmente limpo e rentável, sob o ponto de vista econômico. Interagir com os especialistas da área de reciclagem, absorver informações detalhadas de aspectos técnicos e econômicos do negócio, além de informações científicas necessárias para as etapas de qualificação de matérias primas, beneficiamento e reciclagem.

Técnicas de Remediação de Solos e Águas Contaminadas: junho de 2007

Objetivos: Fornecer conhecimento aos participantes de forma que estes possam desenvolver tecnologias mais eficientes para o tratamento de Solos e Águas Contaminadas, reduzindo a necessidade de investimento inicial das empresas e também seus custos operacionais. Além de permitir que as mesmas se adaptem às normas ambientais e, conseqüentemente, venham a contribuir para a redução do impacto ambiental.

Mais informações em www.eq.ufrj.br/extensao


Transtorno obsessivo-compulsivo é tema de palestra no IPUB

Imagem 1

No dia 29 de junho, a sessão do Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ) abordará o tema "O tratamento farmacológico do transtorno obsessivo-compulsivo", com o professor Leonardo Fontenelle.

O evento terá início às 10h30, no auditório Leme Lopes, do IPUB, que fica na av. Venceslau Brás, 71, fundos – Campus da Praia Vermelha.

 

 

 


O tema da fragilidade do poder e da felicidade na poesia e na história

Imagem 1

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão "O tema da fragilidade do poder e da felicidade na poesia e na história gregas", que será ministrado pela professora Ana Maria G. de Tobia (Universidade Nacional de La Plata - Argentina), nos dias 20, 22, 25 e 27 de junho, na sala 310 do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ).

A inscrição é gratuita e deve ser feita até o dia 18 de junho na sala da Pós-graduação em História Comparada (no IFCS). Vagas limitadas.

O curso é promovido pela Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC); pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas (PPGLC); pelo Programa de Pós-graduação em Lógica e Metafísica (PPGLM); Laboratório de História Antiga (LHIA) e do Programa de Estudos em Filosofia Antiga (PRAGMA). E conta ainda com o patrocínio de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2/UFRJ).

O IFCS está localizado no Largo São Francisco de Paula, nº1 - Centro do Rio de Janeiro. Para outras informações: 2221-4049.

 


Cursos de férias no Instituto de Bioquímica Médica

Imagem 1

O Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ abre inscrições para seus cursos de férias. Os temas são: “Sangue: o fluido da vida”, “Por dentro dos alimentos” e “Insetos: por que nos transmitem doenças?”. Os cursos, que são gratuitos, são direcionados aos alunos do ensino médio (período do curso: 23/07 a 27/07) e aos professores da área biológica (período do curso: 16/07 a 27/07).

As fichas de inscrição devem ser enviadas até 20/06/2007 para o endereço: Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Ciências da Saúde.

Instituto de Bioquímica Médica.

Bloco E, sala 10. Cidade Universitária.

Campus do Fundão.

Rio de Janeiro – RJ.

CEP: 21941-590.

As inscrições serão confirmadas por carta. Os professores selecionados receberão ajuda de custo ao término do curso. Para mais informações acesse: http://www.ufrj.br/detalha_noticia.php?codnoticia=3750, ou entre em contato pelo e-mail: cferias@yahoo.com.br ou 2562-6756.


IFCS lança edital para pós-graduação em Ciência Política

Imagem 1

O Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFRJ abrirá, dia 20 de junho, as inscrições para a turma de mestrado, a iniciar-se em março de 2008. Podem candidatar-se bacharéis e licenciados. O prazo de inscrição termina dia 30 de agosto de 2007 e o edital pode ser acessado pelo link: www.ifcs.ufrj.br/editais/07%20edital%20ad%20turma%202008.pdf . Para outras informações: 2221-0034, ramal: 400.

 


Gravidez na adolescência e diversidade sexual

Imagem 1

A universidade, por meio da Maternidade-Escola (ME), da Faculdade de Medicina e do Programa Papo Cabeça; convida os professores da Rede Pública de Ensino a participarem do curso de capacitação, Refletindo sobre a Sexualidade na Adolescência, com os seguintes módulos: biologia da reprodução; auto-estima, projeto de vida e consciência crítica; diversidade sexual; e confecção artesanal de material didático.

O curso será realizado nos dias 17 e 18 de julho, das 8 às 17h, no anfiteatro Sylvia Vargas, da ME.

As inscrições poderão ser feitaspelo site www.papocabeca.ufrj.br na Secretaria de Ensino da Maternidade-Escola, situada na Rua das Laranjeiras, telefone 2556-9747 e 2285-7935 r:260; com o professor Carlos, no horário de 8 às 17hs.

Serão conferidos certificados aos participantes que concluírem o processo de capacitação.

Vagas limitadas (40) e as inscrições gratuitas.