• Edição 159
  • 22 de maio de 2007

Fique de Olho

Lançamento da 3° edição da “UFRJ em Vídeo”

foto

A 3° edição da “UFRJ em Vídeo”, a revista eletrônica semanal da UFRJ, traz uma entrevista com o professor da Escola de Belas Artes, Marcos Dohman, sobre a identidade visual da UFRJ.

As outras duas matérias desta edição mostram o processo de restauração da Igreja Bom Jesus da Coluna, que fica na Ilha do Fundão, e a infidelidade nos relacionamentos amorosos, tema do último livro da antropóloga e professora do IFCS, Mirian Goldenberg.

Confira os serviços gratuitos que a Faculdade de Fonoaudiologia oferece à população, e não perca as dicas do Circuito UFRJ.

Acesse o link www.webtv.ufrj.br e veja esta e as outras edições da “UFRJ em Vídeo”.

 


9º Festival UFRJ Mar

foto

Acontece às 18h desta terça-feira, 22 de maio, a abertura do 9º Festival UFRJ Mar. A cerimônia será realizada no Teatro Municipal de Cabo Frio e contará com a presença do reitor Aloísio Teixeira, de Laura Tavares, pró-reitora de Extensão, e Hélio de Mattos, prefeito da Cidade Universitária.

O UFRJ Mar, iniciativa que divulga o trabalho da universidade em regiões do interior do estado do Rio de Janeiro, promovendo, através das mais variadas oficinas, ações que contribuam para o desenvolvimento econômico e social dessas áreas, acontecerá até o dia 27 de maio.


Inscrições abertas para o Profundão

foto

Estão abertas as inscrições para o 11º Encontro de Engenharia de Produção–Profundão 2007, que terá como tema “O Engenheiro de Produção Construindo a Sociedade do Conhecimento”. O objetivo é oferecer aos futuros engenheiros de produção uma visão ampla do ambiente de trabalho e das potencialidades do mercado, cada vez mais dinâmico.

A programação do evento, além de temas como “Consultoria e Empreendedorismo”, “Carreiras em Gestão do Conhecimento”, “Redes de Cooperação”, “O Engenheiro de Produção na Organização do PAN 2007” e “Modelos de Planejamento de Projetos Nacionais: China x Brasil”, ainda conta com visitas técnicas a empresas e laboratórios (como os da Coca-Cola, Banco BBM e Laboratório de Nanotecnologias) e apresentação de trabalhos, workshops e mini-cursos. Os interessados devem se inscrever pelo site www.profundao.org, onde também poderão obter mais informações.


Quinzena de Gravura

foto

Começou dia 14 e irá até 25 de maio, a Quinzena de Gravura, evento realizado por alunos do atelier do curso de Gravura, da Escola de Belas Artes (EBA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhos de alunos, ex-alunos e professores ficam expostos no hall de entrada da Reitoria e estão a disposição de quem quiser adquiri-los.

 

 


IV Encontro de Estudantes de Engenharia Elétrica

foto

Com o objetivo de aprofundar conhecimentos e discutir assuntos ligados à carreira e ao futuro profissional os alunos do curso de Engenharia Elétrica da UFRJ e a Escola Politécnica realizam o IV Encontro de Estudantes de Engenharia Elétrica, que acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto, no Auditório do CT, Campus do Fundão.

O evento contará com exposição de temas atuais e pontos de vista práticos de especialistas em atividade, aplicando conhecimentos adquiridos ao longo do curso, e trazendo novos ensaios e tecnologias e as tendências do mercado de energia, além de ilustrar o panorama atual da engenheira elétrica na sociedade brasileira.

O encontro terá como objetivo permitir o contato entre alunos e profissionais do ramo, favorecendo assim o intercâmbio de idéias e conceitos, entusiasmo e experiência. Pretende-se assim, estimular um maior intercâmbio entre a universidade e as empresas, através da participação ativa de ex-alunos que atuam no mercado de trabalho.

O tema central para esta edição é “Energia e Meio Ambiente para o Brasil”, com o objetivo de traçar um panorama entre atividade econômica, meio ambiente e bem-estar da sociedade que formam o tripé básico no qual se apóia a idéia de desenvolvimento sustentável, que é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias. Sua estratégia visa à promoção de harmonia entre a humanidade e a natureza. Isso requer, além de outros tópicos, um sistema tecnológico que busque constantemente novas soluções.

Os interessados em participar do encontro podem enviar artigos para encontro4e@dee.ufrj.br até dia 5 de julho. Para mais informações acesse: www.dee.ufrj.br/4e.


Forum promove evento em homenagem à cultura chinesa

foto

O Consulado da República Popular da China no Rio de Janeiro e o Forum de Ciência e Cultura da UFRJ promovem o Programa Oriente e Ocidente, que acontecerá na próxima quinta-feira, 24 de maio, às 15h, no Salão Dourado, com exposições de pôsteres, exibição de filme, palestra com o professor Jeovah de Arruda Câmara, danças folclóricas e degustação de iguarias da culinária chinesa. A entrada é franca.