• Edição 156
  • 26 de abril de 2007

Fique de Olho

Forum Poesia 2007

foto

O Forum Poesia, projeto que acontece há oito anos, no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ iniciou sua programação na última quarta-feira, 25 de abril, com poetas convidados, música e performances. A nova temporada abriu com homenagem a Manuel Bandeira e aconteceu no Salão Dourado do FCC. Desde 2000, o Forum Poesia promove encontros que buscam aproximar a comunidade universitária do movimento poético do Rio de Janeiro e da produção poética contemporânea. Este ano o projeto acontece nos meses de maio e junho. Os eventos são sempre às quartas-feiras, a partir das 19h, no Salão Dourado do FCC. A entrada é franca.

Veja a programação:

2 de maio

Homenagem ao Cinema-poesia de Silvio Tendler

Por Márcia Leite e Gladis Lacerda

9 de maio

Homenagem a Patativa do Assaré

Por Francisco Salgado e Leandro Muniz

16 de maio

Homenagem aos 110 anos da Academia Brasileira de Letras

Por Lauro Góes

23 de maio

Homenagem a Vinicius de Moraes

Por Maria Pompeu

30 de maio

Homenagem a Astrid Cabral

Por Igor Fagundes


Lançamento do livro Viradas Palavras

foto

Viradas Palavras, de Cristina Loureiro, é um livro de poesias ilustradas que se apresentam como trocadilhos de palavras e imagens ao brincar com seus significados literais e figurados. A autora é assistente social do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ e artista plástica.

O livro será lançado no dia 30 de maio, quarta-feira, às 17h, no Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho, no Castelinho do Flamengo — Praia do Flamengo, 158. O evento contará com a performance de atores e projeção de imagens sonorizadas.

 


Inscrições abertas para o 5º prêmio destaque do ano na iniciação científica

foto

O 5º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do British Council e da Eletrobrás, está com as inscrições abertas até 20 de agosto.

O prêmio, destinado a bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), é atribuído em três categorias: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Ciências da Vida e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Um estudante de cada categoria receberá quantia em dinheiro equivalente a 12 meses de bolsas de iniciação científica, bolsa de mestrado e passagem e hospedagem para participação na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 8 a 13 de julho, em Belém (PA).

O vencedor na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias ganhará ainda uma viagem ao Reino Unido, patrocinada pelo British Council, para visitar centros de excelência em sua área do conhecimento.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada em Brasília, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia — que ocorrerá de 1º a 7 de outubro em todo o país.

Para mais informações clique aqui.


A política através das lentes da fotografia

foto

O Núcleo de Fotografia e o setor de Extensão da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO) abrem nesta quinta-feira, 26 de abril, a partir das 13h, a exposição “12 anos depois...”. O objetivo do evento é fazer uma reflexão sobre o papel da fotografia como veículo de denúncia social tendo como pano de fundo as campanhas eleitorais de 1994 e 2006.

As fotos da eleição de 1994 fazem parte de uma documentação feita por alunos de fotojornalismo, orientados pelo professor Dante Gastaldoni e pertencem à coleção do acervo da Galeria Vitrine ECO/UFRJ. Já no caso das eleições de 2006, as fotos são uma iniciativa da fotógrafa Michelle Glória, que buscou relacionar a cena urbana e o momento político.

Como parte da programação da abertura da exposição a ECO vai promover uma mesa redonda coordenada pelo professor Dante, que conta com a presença de Michelle Glória de dois convidados: Milton Guran, coordenador do curso de Graduação em Ciências Sociais e do Curso de Especialização “Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais” da Faculdade Cândido Mendes, e João Roberto Ripper, repórter fotográfico do grupo Imagens Humanas.

A entrada é aberta a todos os estudantes e o horário de visitação é entre 9h e 21h até o dia 31 de maio. A Escola de Comunicação fica localizada na Av. Pasteur 250, Praia Vermelha.


Lançamento dos Cadernos do Ipub 22

foto

O Centro dos Estudos do Instituto de Psiquiatria (Ipub) lançará, nesta sexta-feira, dia 27, a edição de Cadernos do Ipub 22, com o tema “Desinstitucionalização: A experiência dos Serviços Residenciais Terapêuticos”. O lançamento acontecerá, a partir das 10h30m, no Auditório Leme Lopes. O Ipub se localiza na Av. Vencesláu Brás, 71 (Fundos).

Confira abaixo a programação completa do evento:

10h30m

Conferência Instituir a desinstitucionalização: o papel das residências terapêuticas na Reforma brasileira

Pedro Gabriel Delgado, Coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde

13h15 – 14h30

Desisntitucionalização: sobre os diferentes processos de trabalho

Edmar Oliveira, Maria Tavares Cavalcanti, Patrícia Albuquerque

Auditório Icema de Oliveira – IPUB/UFRJ

14h45 – 16h

Residências Terapêuticas: experiências em curso no Rio de Janeiro

Rodrigo Japur, Rodrigo Echebarrena, Kátia Wanstock, Mônica Marchese

Auditório Icema de Oliveira – IPUB/UFRJ