• Edição 145
  • 18 de janeiro de 2007

Cursos e Palestras

Cursos de idiomas e matemática para funcionários e dependentes

Imagem 1

O Serviço de Treinamento e Desenvolvimento (STD) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho está oferecendo aulas de Português, Inglês, Espanhol, Francês e Matemática para os funcionários do Hospital e seus filhos. Para cada idioma serão 24 vagas para funcionários e seis para seus filhos. O objetivo é capacitar para a leitura de textos técnicos nas diversas atuações do trabalho, servindo como ferramenta de pesquisa técnica e científica.

Inscrições podem ser feitas até 23 de Fevereiro, pelo STD, na sala 1 D 42, 1º andar, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 15h. Os documentos necessários para a inscrição são: 1 fotografia 3x4, xerox da certidão de nascimento e da escolaridade (Fundamental completo). Os cursos têm carga horária de 4h semanais e começam em 5 de março.


Programa de Educação Continuada do IE abre novas turmas

Imagem 1

Novas turmas do Programa de Educação Continuada do Instituto de Economia (PEC/IE/UFRJ) têm início em Março. Os cursos voltados para áreas de Finanças, Setoriais, Especialistas, Sociais e Estratégia destinam-se a profissionais graduados de diversas formações.

A inscrição pode ser feita pela internet, no site http://www.ie.ufrj.br/pec/inscricao.php.


Pré-vestibular 2007 abre inscrições em fevereiro

Imagem 1

As inscrições para o processo de seleção para o curso Pré-vestibular do SINTUFRJ 2007 podem ser realizadas entre os dias 7 e 9 de fevereiro, na sede e subsedes do Sindicato. São oferecidas 240 vagas, distribuídas em quatro turmas (duas no IFCS e duas no Fundão). O percentual é de 75% das vagas para funcionários técnico-administrativos da UFRJ e seus dependentes e 25% para as demais categorias de trabalhadores. Todo servidor técnico-administrativo sindicalizado que se inscrever estará automaticamente selecionado. Chamamos a atenção que este edital informa mudanças que vão ser implantadas em 2008. Somente poderão se inscrever no CPV/SINTUFRJ os dependentes diretos dos sindicalizados. As aulas terão início no dia 26 de fevereiro de 2007 (aula inaugural) no Salão Nobre do IFCS, 2º andar, às 18h. Veja o edital, no site http://www.sintufrj.org.br/index1.htm.


Inscrição para Pós-graduação do IQ

Imagem 1

As inscrições para os Programas de Pós-graduação do Instituto de Química, de Mestrado e Doutorado em Bioquímica, Ciência de Alimentos, Química Inorgânica, Química Orgânica, Química Analítica e Físico Química estão abertas no período de 1° de dezembro 2006 a 31 de janeiro de 2007, na Secretaria de Pós-graduação, 7° andar, de 10h às 12h30min e de 14h às 16h. Os cursos têm início em 5 de março de 2007.

Mais informações, www.iq.ufrj.br.


Curso de Extensão em Química Orgânica e Métodos Físicos de Análise

Imagem 1

O Instituto de Química abriu inscrições, de 2 de janeiro a 2 de fevereiro de 2007, para curso de Extensão em Química Orgânica e Métodos Físicos de Análise. Aprofundar o conhecimento de estudantes de diversas origens institucionais e de diferentes formações básicas afins através do estudo intensivo de Química Orgânica e Métodos Físicos de Análise Estrutural de Substâncias Orgânicas são os objetivos do curso. Estas disciplinas fornecem as ferramentas teóricas básicas para o desenvolvimento da pesquisa científica em Química de Produtos Naturais, Química Orgânica e suas diversas linhas. O curso não pretende cobrir todo o conteúdo destas disciplinas, mas sim se ater aos seus aspectos mais fundamentais.

As Inscrições são realizadas na Secretária de Pós-graduação do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN). Mais informações pelo telefone 2562-6791, ou pelo e-mail posgrad@nppn.ufrj.br.


Programa de Engenharia de Produção organiza Seminário Internacional

Imagem 1

I Seminário Internacional sobre o Custo Total de Propriedade (TCO) e Otimização do Processo de Aquisição nas Empresas do Setor de Energia, organizado pelo Núcleo de Estudos de Tecnologia, Gestão e Logística (TGL) do Programa de Engenharia de Produção do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ, é voltado para docentes, discentes, pesquisadores de instituições de ensino superior e membros de entidades empresariais estatais e privadas.

De 17 a 19 de janeiro de 2007, Hotel Flórida, Flamengo - Rio de Janeiro, RJ.

Anteriores