• Edição 144
  • 14 de dezembro de 2006

Zoom

O que mostrou a Mostra?

Julia Paula/ Agn Praia Vermelha

imagem zoom

A VI Mostra de Teatro da UFRJ realizada pelo Curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ acaba dia 17 de dezembro. Esse ano onze Projetos Experimentais foram apresentados pelos formandos do curso, alguns apresentando textos já consagrados e outros textos de autoria dos próprios estudantes.

Pela primeira vez a Mostra foi realizada nas dependências da ECO. Para que isso fosse possível foi necessária a adaptação de uma das salas da faculdade transformando-a em um palco para os espetáculos. Entretanto, mesmo com a adaptação o espaço foi insuficiente para dar conta da grande procura: “O público ultrapassou nossas expectativas, tivemos que barrar a entrada de cerca de 20 pessoas, por dia de apresentação. Isso só vem ratificar o fato de que precisamos de infra-estrutura de espaço. Mesmo assim o público marcou presença”, enfatiza Carmen Gadelha, coordenadora do Curso de Direção Teatral.

Segundo Carmen, cerca de 3.000 pessoas terão assistido às peças ao final do evento. Para José Henrique, professor do Curso de Direção Teatral, o sucesso da Mostra se deve a dedicação dos estudantes e colaboradores que produziram um evento de alta qualidade: “Esse ano tivemos um nível alto de produções, que abordaram temas bastante variados. Nenhuma peça se destaca por ser melhor que as demais, todas são de grande qualidade”.

Ao comparar a Mostra de 2006 com a dos anos anteriores, Carmen acredita que houve uma melhora significativa, pois a Mostra desse ano “apresentou um alto nível de sofisticação e um maior apuro na linguagem dos espetáculos. Notou-se, também, a alta qualidade dos espetáculos que muitas vezes excederam à qualidade profissional, ultrapassando o nível de construções estéticas e poéticas feitas por profissionais experientes”.

Para assegurar a qualidade do trabalho, a produção da Mostra contou com a participação ativa de estudantes de outros cursos de comunicação e, também, da Escola de Belas Artes. Esses colaboradores produziram registros do evento, como vídeos do Making Off e das apresentações das peças, fotografias, figurino, material gráfico, entre outros. Para Carmen Gadelha, essa produção servirá para registro da história e para o uso didático: “Todo esse trabalho servirá para a formação de uma documentação que será usada para extrair, da prática, uma reflexão no campo teórico”.

Mas não foram somente os estudantes que participaram da produção do evento. A colaboração dos funcionários da Escola também foi muito marcante como relata José Henrique: “Uma das marcas da mostra é a grande integração produzida na comunidade acadêmica. Por isso, considero que essa é uma realização do curso como um todo e não só dos graduandos”.

Durante o evento, quilos de alimentos não perecíveis foram doados pelos expectadores. Todos os alimentos arrecadados serão entregues à instituição “Retiro dos Artistas”, ao final da Mostra.

A Mostra de Teatro 2006 está acabando, mas para quem gosta de teatro e não quer perder a próxima,

Carmem avisa: “Os alunos o sexto período já estão preparando seus projetos, pois em julho do ano que vêm teremos a Mostra Mais, que apresentará cerca de 10 espetáculos”.