• Edição 144
  • 14 de dezembro de 2006

Cursos e Palestras

Cursos de extensão do NPPN

Imagem 1

O Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN/CCS/UFRJ) oferece cursos e simpósios relacionados à Extensão, Química Orgânica e Métodos Físicos de Análise. Todos coordenados pelo professor Alcides José Monteiro da Silva (e-mail: alcides@nppn.ufrj.br). O curso é isento de taxas e recomendado a todos os candidatos ao Mestrado. A UFRJ emitirá certificado de conclusão aos que assistirem a 75% das aulas, no mínimo. O período vai de 2 de janeiro a 2 de fevereiro de 2007. E os horários são de 9h às 12h – Exposição de Conteúdo e de 14h às 17h – Exposição de Conteúdo e Discussão de Exercícios.

Objetivos do curso: nivelar e aprofundar o conhecimento de estudantes de diversas origens institucionais e de diferentes formações básicas afins através do estudo intensivo de Química Orgânica e Métodos Físicos de Análise Estrutural de Substâncias Orgânicas. Estas disciplinas fornecem as ferramentas teóricas básicas para o desenvolvimento da pesquisa científica em Química de Produtos Naturais, Química Orgânica e suas diversas linhas. O curso não pretende cobrir todo o conteúdo destas disciplinas, mas sim se ater aos seus aspectos mais fundamentais.

As ementas dos cursos de Química Orgânica e do curso de Métodos Físicos de Análise Estrutural de Substâncias Orgânicas podem ser consultadas em http://www.nppn.ufrj.br/cursos.html. Para outras informações e inscrições entre em contato pelo telefone 2562-6791, fax: 2562-6512 ou pelo e-mail posgrad@nppn.ufrj.br. O NPPN fica localizado no bloco H, do Centro de Ciências e da Saúde, Campus do Fundão.

 


O Muro e a Abertura – o Problema da Metafísica

Imagem 1

O Programa de Pós-graduação em Urbanismo (Prourb) da Faculdade de Arquitetura (FAU) da UFRJ divulga a defesa pública de tese de doutorado em Urbanismo de Luiz Felipe da Cunha e Silva. A tese que tem como tema “O Muro e a Abertura – o Problema da Metafísica” será defendida na sala 521 do prédio da FAU/Reitoria, no dia 20 de dezembro, às 10h. A banca examinadora será composta pela orientadora da tese, a professora Rachel Coutinho Marques da Silva (Prourb-FAU/UFRJ), pelo professor Carlos Alberto Murad (Prourb-FAU/UFRJ) e pela professora Denise Barcellos Pinheiro Machado (Prourb-FAU/UFRJ). Além de dois professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Anteriores