• Edição 138
  • 01 de novembro de 2006

Cursos e Palestras

XVI Ciclo de Debates em História Antiga

Imagem 1

Entre os dias 6 e 10 de novembro ocorrerá no IFCS (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais) mais um evento promovido pelo Laboratório de História Antiga (LHIA), dando seguimento ao projeto Ciclo de Debates em História Antiga que é realizado anualmente desde 1990. Neste ano, para o XVI ciclo, o tema escolhido foi “Escritos e Imagens na Antiguidade”. Serão apresentadas conferências com professores convidados, além de mesas de comunicações coordenadas com trabalhos inscritos.

Os alunos interessados em apresentar trabalhos poderão se inscrever gratuitamente até o dia 23 de outubro enviando o nome do autor, sua titulação e filiação acadêmica, o título de sua comunicação e um resumo com no máximo 10 linhas. Como ouvinte, a inscrição estará aberta até o dia 6 de novembro com o custo de R$ 15,00, sendo efetuada no próprio LHIA (sala 213 do IFCS) e com direito a uma pasta com o caderno de resumos dos trabalhos apresentados, um bloco, uma caneta e uma revista Phoînix. Certificados serão concedidos aos freqüentes ouvintes.

O evento conta com o apoio da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), da FAPERJ e do Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC). Para saber mais sobre a programação, acesse o site www.lhia.ifcs.ufrj.br.


Ditadura e Democracia na América Latina

Imagem 1

Entre os dias 21 e 23 de novembro, acontecerá o seminário Internacional sobre Ditadura e Democracia na América Latina: Balanço Histórico e Perspectivas, promovido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS-UFRJ). O evento acontecerá no Salão Nobre do IFCS, localizado no Largo de São Francisco de Paula, 1/205 – Centro. Mais informações pelos telefones 2221-0034, ramal 202, e 8706-0492, pelo e-mail ppghis@ifcs.ufrj.br ou veja a programação completa em:

http://www.ppghis.ifcs.ufrj.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm.

 


Ciclo de Conferências da Copea

Imagem 1

A Coordenação de Programas de Estudos Avançados e o Forum de Ciência e Cultura da UFRJ promovem no próximo mês, no Salão Pedro Calmon, O Ciclo de Conferências da Copea, que terá como tema “Os prêmios nobel de 2006”, todas as quintas-feiras, de 17h30min às 19h. A seguir, o a programação.

Dia 9 – Fisiologia/ Medicina

Sérgio Verjovski Almeida (IQ/USP)

Conferido a Andrew Z. Fire (Stanford) e Craig C. Mello (Univ. de Massachusetts), pela descoberta da interferência por RNA – o silenciamento de genes por RNAs de fita dupla: esse mecanismo tem grande importância na regulação da expressão gênica e participa na defesa contra infecções virais.

Dia 16 – Química

Cláudio A. Masuda (UFRJ)

Conferido a Roger D. Kornberg (Stanford), por seus estudos da base molecular da transcrição gênica em eucariotos: como a informação armazenada nos genes é copiada e transferida às partes das células que produzem proteínas.

Dia 23 – Física

Thyrso Villela Neto (INPE)

Conferido a John C. Mather (NASA Goddard) e George F. Smoot (Berkeley), por sua descoberta do caráter de corpo negro e anisotropia da radiação cósmica de fundo de microondas: as observações do satélite COBE possibilitaram o desenvolvimento da cosmologia moderna como uma ciência precisa.

Dia 30 – Matemática (Medalha Fields)

Marcelo Viana (IMPA)

A Conjectura de Poincaré

Conferido a Grigory Perelman (S. Petersburgo), por suas contribuições à geometria e suas intuições revolucionárias sobre a estrutura analítica e geométrica do fluxo de Ricci.

Mais informações: (21) 2295-1595 ou fax: (21) 2295-2346


Urbenvironet Rio 2006

Imagem 1

A Urbenvironet, rede internacional multidisciplinar de Pesquisa e Ensino em Planejamento e Questão Ambiental, apresenta a II Urbenviron Rio 2006, terceiro evento da Série Urbenviron, que será realizado na sede do CREA-RJ, de 6 a 8 de novembro, com o objetivo de preparar o 2nd International Congress on Environmental Planning and Management, Berlim, 2007.

O tema central do evento será a Construção Participativa de Uma Rede Internacional de Pesquisa Ambiental.

São 150 vagas para aqueles que se inscreverem pelo e-mail urbenviron@gmail.com.

O congresso é voltado para planejadores e gestores públicos e privados, consultores, profissionais liberais do sistema CONFEA, promotores de justiça, pesquisadores, estudantes.

Mais informações pelo site www.femperj.org.br/urbenviron e www.urbenvironcongress.com.