• Edição 136
  • 19 de outubro de 2006

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Interseção com o futuro

Chega ao fim a sétima edição do evento Interseção, repetindo o sucesso que o caracterizou nos anos anteriores

Natalia Shimada / Agn. Praia Vermelha

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Entre os dias 2 a 6 de outubro, os alunos de comunicação tiveram um compromisso depois das aulas. Não foi um novo curso que promete absorção imediata pelo mercado de trabalho, nem um estágio disputado pelos graduandos apavorados com o vazio de seus currículos. Mas, uma chance única de se encontrar com os profissionais da propaganda e do marketing e com o cotidiano prático da profissão que escolheram. Essa oportunidade foi oferecida na sétima edição do evento Interseção, criado e organizado pelos estudantes da escola de Comunicação da UFRJ (ECO).

O Interseção é composto por palestras e oficinas ministradas por profissionais do mercado publicitário. No evento, os universitários aprendem com a experiência de quem é do ramo, discutem questões importantes para a área da comunicação e ainda podem conseguir um estágio essencial para o currículo. Para Wallace Granja, aluno da Eco e um dos organizadores, o evento é fundamental porque consiste em “uma das únicas oportunidades que os estudantes têm de entrar em contato com o mercado de trabalho, conseguir contatos, descobrir mais sobre o que é, realmente, publicidade e marketing.”

Uma História de sucesso

Wallace participa da semana de propaganda e marketing desde seu primeiro período na ECO. Essa foi a segunda edição que ajudou a tornar realidade. Para ele, os estudantes que trabalham em projetos dessa natureza estão colaborando para a construção de uma faculdade mais completa. “É comum a todos que participam de algum tipo de projeto uma paixão maior pela UFRJ. Nós esperamos tanto da universidade. Por que não fazer alguma coisa por ela?”, indaga.

O Interseção foi criado em 2000 pelos alunos da ECO, orientados pela professora Mônica Machado. Naquele ano, ele durava apenas dois dias, desde então, cresceu em tempo, quantidade de envolvidos e importância. Sua sétima edição contou com 11 palestrantes distribuídos ao longo de cinco dias.

Em 2002, o Interseção criou o prêmio Cid Pacheco, que é destinado a estudantes de propaganda e marketing e visa incentivar os alunos a criarem suas próprias peças publicitárias.

E o prêmio vai para...

Esse ano, os alunos concorrentes ao prêmio tiveram que produzir uma peça publicitária com o objetivo de promover o trabalho social feito pela Casa do Papai Noel. O dinheiro arrecadado com a venda de ingressos para as palestras do Interseção foi doado para essa instituição.

No último último dia do evento (06/10), os palestrantes escolheram os vencedores do concurso. A boa notícia é que pela primeira vez alunos da ECO ficaram entre os três primeiros colocados. Para Ana Carolina Toledo, terceira colocada, esse fato “levanta a auto-estima e a autoconfiança dos alunos da escola, e nos ajuda a acreditar no nosso próprio potencial”.

Leila Medeiros, segunda colocada, acredita que “este prêmio deve abrir portas na minha carreira profissional porque o mercado valoriza quem ganha prêmios. O mais importante, porém, é o efeito que teve em mim. Ter um trabalho reconhecido por profissionais me fez acreditar que posso ir ainda mais longe.” O primeiro colocado foi Tiago Barros Pinho da ESPM.

Certamente, o fato da faculdade ter ganho dois dos três prêmios servirá de incentivo para que mais estudantes da escola se candidatem ano que vem. Quem sabe, então, não alcançamos o tão sonhado primeiro lugar?