• Edição 133
  • 28 de setembro de 2006

Zoom

LECC integra Ensino, Pesquisa e Extensão

Julia Paula da Agn Praia Vermelha

imagem zoom

O Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-ECO) da UFRJ, desenvolve trabalhos ligados à implementação de projetos de extensão nas comunidades do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Mas, não é só a extensão que caracteriza o LECC, a pesquisa e o ensino também fazem parte da sua estrutura.

Na área de extensão o laboratório presta consultoria a projetos de comunicação comunitária, oferece cursos de formação de repórter comunitário em vários bairros da cidade e Baixada Fluminense e, há dois anos, tornou-se parceiro do Observatório de Favelas no projeto Escola de Comunicação Crítica.

As pesquisas desenvolvidas pelo laboratório são reconhecidas por sua qualidade, o que levou o laboratório à ganhar editais da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além disso, o alcance de suas pesquisas ultrapassa os limites da universidade: “Trata-se de um grupo reconhecido não apenas dentro dos muros da ECO, mas também na própria Universidade, no estado do Rio de Janeiro e principalmente no Brasil. Hoje, temos pesquisadores cujas produções são referência para a área, tanto nacional como internacional”, afirma Raquel Paiva, professora que participa da coordenação do LECC.

Segundo Raquel, no campo do ensino eles vêm experimentando estabelecer um intercâmbio de informações com outras universidades tanto públicas como particulares: “estabelecemos parcerias com laboratórios da UFF, PUC, Facha, Estácio e UERJ, não apenas de Comunicação, mas também de Educação”.

O Laboratório realiza periodicamente palestras cujos temas, prioritariamente, são ligados ao desenvolvimento de atividades de comunicação em espaços populares. Para maiores informações entre em contato com o laboratório pelo telefone: (21) 38735078.