• Edição 132
  • 21 de setembro de 2006

Resenha

História da literatura hispano-americana

capa do livro

Por: Francisco Conte

É comum dizer-se que o Brasil voltou as costas para a América Latina. Os motivos desse desprezo pelo que ocorre além dos Andes são diversos e polêmicos. Seja como for, necessário é se reconhecer que a cultura brasileira tem, ao longo dos séculos, priorizado o contato com a Europa e, mais recentemente, com os Estados Unidos em detrimento de nossos vizinhos continentais. Resultou em larga medida uma visão homogeneizada daqueles países de fala hispânica que, não raro, solapa a sua rica diversidade numa forçada identidade, quando não os estereotipa canhestramente.

Bela Jozef, professora titular de Literatura Hispano-americana da Faculdade de Letras da UFRJ, evita esses perigos e nos dá uma abrangente, informada e atualizada visão do percurso das letras na América Latina desde o barroco — este estilo que tanta influência despertou em nossos povos - até o que, com algumas reticências, vem se estabelecendo chamar de pós-modernismo. Com erudição elegante – jamais, porém, pedante – a autora, seguramente a maior especialista brasileira no campo, caminha sem idéias preconcebidas através de textos e autores diversos, ao mesmo tempo em que resgata a trans-historicidade do fenômeno literário hispano-americano. Nesse processo, autores são reavaliados, conexões novas e surpreendentes são apontadas e afinidades insuspeitas postas à luz. Enfim, uma América Latina diversificada, contraditória e maravilhosamente complexa.

A obra, que já prestou inegáveis serviços a diversas gerações de estudiosos da literatura e da cultura latino-americana e ao público em geral, ganha agora uma quarta edição revisada e ampliada com, vale mencionar, apresentação de Eduardo Portela e elegante orelha de Moacyr Scliar.

Autor: Bela Josef

Co-edição Editora UFRJ e Francisco Alves Editora

Ano: 2005