• Edição 132
  • 21 de setembro de 2006

De Olho na Mídia

Evento na UFRJ marca os 40 anos do "Massacre da Praia Vermelha"

 

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove nesta sexta-feira, dia 22, vários eventos para lembrar os 40 anos da invasão de sua faculdade de medicina pela polícia da ditadura militar, episódio que ficou conhecido como o Massacre da Praia Vermelha.

A ação da polícia fluminense ocorreu na madrugada de 22 de setembro de 1966, data que a União Nacional dos Estudantes (UNE) havia elegido como o Dia Nacional de Luta contra a Ditadura.

Na ocasião, cerca de 600 estudantes que haviam ocupado a unidade foram retirados à força pelos policiais, em meio a agressões e o que testemunhas descreveram como atos de vandalismo contra as instalações da faculdade.

Ao contrário do que sugere o nome que ficou para a história, ninguém morreu no "massacre". No entanto, o episódio é considerado um marco na história do movimento estudantil pós-1964, e no combate à ditadura militar.

À mesma época da invasão à UFRJ, ocorriam greves estudantis em São Paulo e no Rio, prisões de líderes do movimento e protestos contra, entre outras coisas, o encarecimento dos custos das refeições subsidiadas para estudantes.

A tensão de 1966 desembocou, dois anos mais tarde, já no lendário ano de 1968, nos grandes conflitos de rua entre estudantes e polícia (estes com saldo de várias mortes), na guerra entre alunos da Filosofia-USP e do Mackenzie, e finalmente na prisão de mais de mil participantes do congresso da UNE, que seria realizado clandestinamente no interior de São Paulo.

Para lembrar a data, a partir das 9h a UFRJ inaugura uma exposição intitulada "Rebeldes da Praia Vermelha", faz sessão solene de seu conselho universitário e descerra uma placa alusiva à invasão. Às 18h30, haverá um show de MPB com o sambista Elton Medeiros e outros, no teatro de arena do campus.

Mais informações podem ser obtidas no site da Faculdade de Medicina da UFRJ.

Veículo: UOL Notícias – SP – Online   Data: 19/09/2006   Editoria: Educação